terça-feira, 29 de março de 2011

29/03/2011 - Carreira & Negócios

 Por: André Vinícius

Atendimento: Quem é quem no atendimento? – Em empresa que todo mundo faz tudo, ninguém faz nada. Isso acontece por que as pessoas deixam as responsabilidades para outras pessoas e estas, por sua vez esperavam que o outro realizasse a tarefa. Defina responsabilidade por cada segmento no atendimento. Todos podem e devem se preocupar com o cliente, mas caso isso não seja feito, quem assume a responsabilidade?

Marketing: Prevendo comportamentos – Profissionais de marketing que conseguem prever o comportamento dos consumidores levam grande vantagem na busca pelos clientes. O marketing de visão é capaz de adivinhar o que será sucesso daqui a um tempo, analisando os cenários atuais e planejando as ações futuras.

Vendas: Vendedor de satisfação – Por que as pessoas compram alguma coisa? Qual é o motivo que leva um sujeito a comprar um carro, uma casa ou um picolé? A resposta é simples: Todos, independente do valor do item buscam satisfazer uma necessidade. Não vendemos plano de saúde, imóveis, roupas ou equipamentos. O nosso produto se chama: “Satisfação”.

Finanças: Não conte com o futuro – Planejar ações com base no que ainda está por receber é o mesmo que abrir a cadeira de praia com a esperança de que o sol vai abrir. Fazer planos com o dinheiro que ainda não entrou na empresa é um risco muito grande. Lembre-se: Dinheiro de verdade é aquele que está no caixa da empresa.

Liderança: O ponto de partida – Antes de liderar outras pessoas, o líder deve liderar a si mesmo. A verdadeira liderança começa de dentro pra fora. Primeiro você precisa acreditar que é possível atingir os resultados e só depois você conseguirá passar isso para os seus liderados. Você é o ponto de partida!

Empreendedorismo: Aptidão x Sucesso – Empreender em algo com o qual você não leva jeito realmente é difícil. Isso não quer dizer que se você deseja abrir um restaurante e não leva o menor jeito na cozinha o seu empreendimento estará fadado ao fracasso. Apenas quero dizer que o seu nível de aptidão para determinada coisa é proporcional a chance que tem do negócio fazer sucesso.

Recursos Humanos: O colaborador “bússola” – Empresas atrasadas costumam classificar funcionários de atitude como pessoas de difícil convívio. Aquele sujeito que fala o que acha e aponta as falhas da empresa muitas vezes é mal visto e pode ficar fora das oportunidades de promoção que a empresa oferece. Toda empresa precisa de gente assim para abrir os olhos e apontar o que está errado. Uma equipe que não tem um colaborador “bússola” não sabe para onde está indo.

Franchising: Análise de mercado – Entender como se comporta o mercado em que se deseja entrar é um dos pilares do sucesso para quem deseja abrir uma franquia. Analisar tendências, observar oportunidades, vislumbrar as taxas de crescimento,  saber como seu cliente se comportará e calcular o ponto de estagnação no crescimento do negócio são dicas imprescindíveis para quem deseja crescer e evitar riscos.  
  
Administração: A importância de planejar – Como você administra sua empresa? Você planeja as ações e onde quer chegar ou as coisas acontecem naturalmente e por acaso? Planejar é um dos princípios da administração e tem por objetivo minimizar os riscos e seguir um objetivo de forma que o caminho seja o mais simples, seguro e com menor quantidade de obstáculos. Quem planeja está mais perto dos objetivos.

Carreira: O seu concorrente – Esqueça por um minuto o que o seu colega de trabalho está fazendo. Pense no que você fez ontem e poderia melhorar hoje. Seu maior adversário está em frente ao espelho. A superação como profissional começa em você. Você é capaz de se superar? Qual é a sua taxa de crescimento na carreira? Quanto você ganhava há um ano e qual é a sua remuneração de hoje? Quais as competências adquiridas nos últimos 12 meses? O seu maior concorrente é você!


Literatura: O Preço Inteligente - Estratégias Inovadoras de Preços Para Criar Valor e Transformar Mercados - Neste livro, os autores mostram estratégias inovadoras de precificação que melhoram a lucratividade, atraem novos clientes e transformam setores, apresentando aos executivos de marketing e estrategistas corporativos diversas avordagens inovadoras de precificação, além de insights e pesquisas que fundamentaram sua criação. Autores: Raju, Jagmohan; Zhang, Z. John. Editora: Elsevier/Campus. 

Dicionário: Competências: Conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e aptidões do profissional.

Frase: Inteligência - " " Inteligência sem ambição é um pássaro sem asas".  (Salvador Dalli)


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André Vinícius é consultor, professor e palestrante em vendas, atendimento, liderança, marketing empresarial e digital, tecnologia, carreira, desenvolvimento pessoal e motivação. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com. Siga-me no twitter: @professorandre

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