terça-feira, 29 de março de 2011

Obra de hospital paralisada há mais de 20 anos em Luciara. Hospital Municipal em péssimas condições

Blog da Sandra Carvalho

Uma obra que seria o novo hospital público de Luciara, a 1.015 km de Cuiabá, na região do Araguaia, está paralisada há quase 20 anos. O dinheiro público investido no projeto foi desperdiçado enquanto a população do município busca atendimento no Hospital Municipal, cujas instalações não oferecem as mínimas condições sanitárias. A lavanderia retratada bem a situação caótica da unidade. Em 2005 o então secretário estadual de Saúde, Marcos Machado, retomou parcialmente a obra e a inaugurou. Foram investidos cerca de 200 mil na obra. Hoje, quase seis anos depois, a parte inaugurada já encontra-se em péssimas condições sanitárias. 

Obra paralisada há quase 30 anos.
(Foto: Sandra Carvalho)
A saúde pública no interior de Mato Grosso está cada vez pior. Municípios sem nenhuma estrutura de assistência hospitalar e outros com serviços de baixíssima qualidade. Sem recursos e com a maior parcela da responsabilidade sobre a saúde da população, as prefeituras não conseguem melhorar e ampliar os serviços. E para completar, o parco recurso as vezes ainda é desviado para outros fins.

Em Luciara ninguém sabe explicar porque a obra foi paralisada e de quem seria a responsabilidade pela sua não conclusão. O prédio inacabado está tomado pelo mato quando poderia estar assistindo os usuários do SUS.

Estes, no entanto, acabam sendo submetidos a atendimento precário no velho Hospital Municipal, onde faltam leitos, os que há estão sucateados, faltam equipamentos e a lavanderia nem poderia estar funcionando se fiscalização realmente aplicasse as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como se não bastasse, um bisturi elétrico simplesmente desapareceu do interior do hospital. O caso está sendo investigado.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início