terça-feira, 29 de março de 2011

Unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos realiza exames em Nova Xavantina

Por: NotíciasNX


A cidade de Nova Xavantina recebeu nesta segunda-feira (28) a unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos, veículo transformado em ambiente ambulatorial que tem capacidade de fazer atendimento de prevenção de vários tipos de câncer. A vinda é resultado de uma parceria entre o Hospital do Câncer, Governo do Estado, Prefeitura de Nova Xavantina e o Lions Clube.

Durante a estadia no município foram ofertados à população atendimentos de prevenção do Câncer do Colo do Útero (Papanicolau), e exames de prevenção ao Câncer de Mama (Mamografia – somente para as mulheres entre 40 a 69 anos de idade). No total foram realizadas 130 consultas, sendo 40 de próstata, 50 de colo uterino e 40 de câncer de pele.

Segundo o gestor do hospital de Barretos, Henrique Prata, mais de 150 atendimentos deverão ser feitos por dia, entre exames Papanicolau, Preventivo de Câncer de Próstata (físico e sangue) e o de Pele, inclusive com cirurgias. E pelo menos 15 cidades de Mato Grosso já estão confirmadas dentro do cronograma de primeiros atendimentos da unidade, que tem como responsável pela equipe o médico Carlos Eduardo Silveira.

Henrique fala ainda que o número de pacientes com câncer de mama aumenta cerca de 8% ao ano, e que a parceria entre o hospital de São Paulo e o governo do estado cogita a possibilidade de oferecer os serviços de uma carreta só com mamógrafo. Uma ou duas unidades na periferia, onde a incidência de câncer de mama é muito alta.

A Unidade Móvel do Hospital do Câncer de Barretos (SP) começou os atendimentos no interior de Mato Grosso pelo município de Primavera do Leste (231km de Cuiabá). Nos próximos meses a carreta equipada para atendimentos preventivos ao câncer de mama, próstata e pele atenderá gratuitamente nos municípios mato-grossenses.

Organograma do atendimento
Abril: Nos dias 28 e 29 de abril, Pedra Preta; 30 de abril, Juscimeira;
Maio: O feriado de 1º de maio a Unidade Móvel estará atendendo à população de Campo Verde; no dia 3 de maio, Jaciara; dia 4 de maio, Dom Aquino; dia 6 de maio, Campos de Julio; dia 7, Comodoro; 9 de maio, Nova Lacerda; 10 de maio, São Domingos; 11 e 12, Pontes e Lacerda; 13 de maio, Jauru; 14 de maio, Lucialva, 16 e 17, Araputanga; 18 e 19 de maio, Quatro Marcos; 20 de maio, Comunidade Caramujo, de Cáceres; 21 de maio, Mirassol do Oeste; 23 de maio, Reserva do Cabaçal; 24 de maio, Rio Branco; 25 de maio, Vila Cardoso, 26 de maio, Glória do Oeste; 27 de maio, Indiavaí; 28 de maio, Porto Esperidião; 30 de maio, Cáceres.

Junho: 1ª Quinzena: dia 1º, Barra do Bugres; dia 2, Nova Olímpia, dia 3 (feriado de Corpus Christi) Tangará da Serra; dia 7, Paranaíta; dia 8, Carlinda; nos demais dias do mês de junho a programação será divulgada conforme definição da mesma.

Seja o primeiro a comentar

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início