quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bancos: assaltos no interior superam ações de 2010

Escrito por Diário do Pará   
Dom, 01 de Maio de 2011 09:23
Sul e sudeste do Estado viraram alvos: crimes já são metade do número registrado em todo o ano passado.

A fragilidade do sistema de segurança nas regiões sul e sudeste do Pará tornou as agências bancárias o alvo preferido dos bandidos na região. Somente nestes quatro primeiros meses de 2010, foram registrados no estado 10 assaltos, além de outras três tentativas frustradas, última delas há quase duas semanas, na madrugada da quarta-feira, 20, em Bom Jesus do Tocantins.

O Sindicato dos Bancários do Pará traçou um mapa que aponta os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia e São Domingos do Araguaia como os principais focos de assaltos no interior. Nos últimos dois anos, cada um já foi vítima por três vezes.

Relatório do sindicato mostra que o número de assaltos a bancos em 2011 já se aproxima a metade do registrado em todo o ano passado, que apontou 24 incidentes. Os dados apontam para 10 assaltos a banco de janeiro a abril deste ano, sendo que cinco deles aconteceram na região nos municípios de São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, Santana do Araguaia, Brejo Grande e Rio Maria.


Em 2010, o sul e sudeste paraense ficaram com mais de 50% das ocorrências de assalto. A maioria das ocorrências continua sendo no interior do Estado, onde os bandidos encontram mais facilidade de fuga, apostando na fragilidade do sistema de segurança numa região cercada por matas e rios, que dificultam a ação da polícia.

Bancários querem maior segurança

Após mais uma tentativa de assalto na agência de Bom Jesus do Tocantins, o Sindicato dos Bancários do Pará pretende mais uma vez cobrar policiamento para o interior através do Comitê de Segurança Bancária. A informação foi repassada pela sindicalista Ediane Catrina, que afirma ter recebido do governo do Estado a promessa de aumento do efetivo policial para atender a região, mas que até agora não teve retorno.

Ela destaca que a região conta com mais de 40 agências em 18 municípios e muitas delas funcionam com muita vulnerabilidade. “Também precisamos rever a segurança das agências, que só podem funcionar com no mínimo três requisitos de segurança, como as câmeras, a porta giratória com detector de metais e o guarda”.

Catrina orienta os funcionários e clientes das agências bancárias para que não fiquem à mercê da insegurança bancária. Segundo ela, qualquer irregularidade constatada pode ser denunciada através do telefone (94) 9177-7878.

O coronel Raimundo Cardoso Junior, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, em Marabá, avalia que implementações na área de inteligência seria a melhor forma de inibir a ação dos assaltantes. “O serviço de inteligência integrado entre as polícias Civil e Militar do Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Pará, que são fronteiriços, no sentido de identificar e monitoramento dos bandos, é muito eficiente, além de reforçar o policiamento ostensivo nas agências bancárias, bancos postais e caixas eletrônicos”, opina o coronel Cardoso.

O coronel Bentes informa que um contingente de apenas 900 policiais é responsável pela segurança de 16 municípios da região: Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, São Geraldo do Araguaia, Palestina, Piçarra, São Domingos do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, São João do Araguaia, Nova Ipixuna, Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo, Rondon do Pará, Itupiranga e Marabá.
EM NÚMEROS:

24 assaltos foram praticados a bancos do interior em 2010.

10 assaltos já ocorreram apenas entre janeiro e abril de 2011.

5 ocorreram na região de São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, Santana do Araguaia, Brejo Grande e Rio Maria.

50% dos crimes do interior ocorreram no sul e sudeste em 2010.
Oferecimento:
Guia Comercial e Empresarial de Água Boa
Clicar no Banner para saber mais
  
Faça sua adesão como  80 empresas já fizeram, com um  investimento de apenas R$240,00 anual sua empresa estará nesta página de negócios e no final das reportagens do site Água Boa News.
Entre em contato conosco e solicite um de nossos consultores pelos Fones (66) 3468-1384 / (66)8124-5516 ou aguaboanews@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início