terça-feira, 17 de maio de 2011

No extremo-oeste do Brasil

Escrito por MONTEZUMA CRUZ / Amazônias   
Ter, 17 de Maio de 2011 18:26
 
Você já deve ter visto meninos e meninas da Tailândia, de Madri, de Paris, de Atenas, do Crato, de Jaboatão dos Guararapes, de Salvador, das ruas e dos morros do Rio de Janeiro. Viu também os de Heliópolis, São Miguel Paulista e até alguns da Amazônia. E os de Rodrigues Alves?


Cá estão eles, bonitos, inocentes, ao lado das mães e da professora.

Rodrigues Alves é um município farinheiro com cerca de oito mil habitantes, a 632 quilômetros de Rio Branco, capital do Estado do Acre. Fica ao lado de Cruzeiro do Sul, mais perto do Peru do que da capital do próprio estado, das grandes cidades amazônicas e alguns milhares de quilômetros distantes de São Paulo e de Brasília...



É belo o amanhecer em Capixaba

O sol desponta no céu de Capixaba, cidade-pólo do Território da Cidadania Alto Acre e Capixaba, que abrange uma área de 15,3 mil Km². O lugar acorda para mais um dia de trabalho, contemplando suas árvores e seus animais bem próximos ao asfalto da Rodovia BR-317.
 
O território é composto por cinco municípios: Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia e Xapuri. A região abriga os únicos canaviais acreanos. Tem 60,2 mil habitantes, dos quais 25,5 mil vivem na área rural. O amanhecer no Acre é um dos mais belos espetáculos da natureza na Amazônia. Epitaciolândia se comprometeu a não queimar para formar lavouras.
Castanheiro do Abunã
Na margem brasileira do rio Abunã (do outro lado fica o Departamento de Pando, na Bolívia), o castanheiro faz uma pausa para descansar até descarregar da canoa o produto transportado desde a floresta acreana em Plácido de Castro. A cerca de cem quilômetros de Rio Branco, essa atividade centenária resiste ao tempo do moderno agronegócio.Em Riberalta, cidade da Província Vaca Diez, brasileiros e bolivianos estudaram uma agenda de cooperação internacional negociada desde 2008 para promover a transferência de tecnologias. A Embrapa-AC abriu seu leque de serviços de manejo florestal, castanhal, pecuária de leite e corte e integração lavoura-pecuária-floresta.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início