quarta-feira, 4 de maio de 2011

Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer

Escrito por Débora Araujo   
Seg, 02 de Maio de 2011 15:42

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é responsável pela morte de cinco milhões de pessoas por anono mundo,em 20 anos esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.

No Brasil, 23 brasileiros morrem por hora devido ao tabagismo, cerca de 200 mil por ano. 

O tabaco está associado a pelo menos 50 doenças, entre elas o câncer de pulmão, de boca e de faringe, doenças respiratórias obstrutivas crônicas, como enfisema e bronquite, além de infarto e angina. Fumar ainda pode causar impotência sexual no homem, aneurismas arteriais, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo e complicações na gravidez.

Diante desta assustadora realidade, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em parceria com o Ministério da Saúde coordena e executa, em âmbito nacional, o Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer, visando a prevenção de doenças na população através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e doenças relacionadas ao tabaco no país. (Fonte: www.inca.gov.br).

A Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa, engajada nesta luta, vem realizando desde 2009 trabalhos com Grupo de Apoio ao Controle do Tabagismo. Em 2009 no PSF Vila Nova foram realizados dois grupos e um no PSF Primavera em 2010, agora será a vez do PSF Central iniciar os seus trabalhos nesta área e posteriormente será no PSF Guarujá.

Neste dia 29/04/2011, a partir das 15h iniciará um grupo no PSF Central, com reuniões semanais durante aproximadamente 3 a 4 meses, com pacientes fumantes pré-selecionados, através de uma entrevista e avaliação, feita por profissional responsável pelo Programa no município. 

O objetivo deste grupo é fornecer informações sobre os riscos de tabagismo, resgatando a autoestima do paciente, para que ele seja agente de mudança do seu próprio comportamento, por meio de palestras informativas, dinâmicas motivacionais e ações educativas.

Além disto, oferece acesso ao tratamento através do uso do adesivo, goma de mascar e medicação, caso seja necessário.

A Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa acredita que a prevenção ainda é o melhor caminho, portanto realiza mais este programa no município.

Fonte: Programa de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa/MT
 

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início