domingo, 15 de maio de 2011

Secretaria de Saúde de Água Boa: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é marcado com realização de palestras.

Por Kassu
Foto: Max Weber

Dia 18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Em Mato Grosso, essa é uma triste realidade, com alto registro de casos de pedofilia. Dados apontam que ocorrem de cinco a seis denúncias por dia em todo estado.

As unidades dos Centros Especializados de Referência da Assistência Social (Creas) de Mato Grosso registraram mais de 8.136 atendimentos nas 36 unidades existentes nos municípios do Estado no ano passado. A negligência ainda é a maior violação de direito registradas nas unidades públicas, seguida pelos casos de abuso sexual, violência psicológica, violência física e exploração sexual.

Nesta sexta-feira (13/05/2011) a equipe da secretaria de saúde de Água Boa se reuniu para discutir e definir estratégias de enfrentamento da questão.

Para o secretário municipal de saúde Lúcio Favaretto o problema é grave haja vista a quantidade de ocorrências registradas ultimamente. “Os olhos da saúde estão voltados para este problema que está sendo enfrentado por toda sociedade, órgãos públicos e privados. Estamos fazendo um trabalho em conjunto com a Ação Social, Conselho Tutelar, Ministério Público e com todos os segmentos da sociedade”. 

A reunião foi coordenada pela Dra. Paulina Cecília Mantovani – Psicóloga do Núcleo de Prevenção a Violência e era aguardada a presença do Promotor de Justiça Dr. Leandro Volochko que devido a um imprevisto até o início da reunião ao havia comparecido.

Combate

O Dia Nacional de Combate à Pedofilia, 18 de maio, é instituído pela Lei Federal nº 9970/00. A data foi escolhida em razão do crime que comoveu o Brasil, conhecido como "Crime Araceli", nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi estuprada e cruelmente assassinada em Vitória (ES), em 18 de maio de 1973.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início