terça-feira, 3 de julho de 2012

Conheça o Rio Araguaia

 Blog do Luiz Pereira / Xinguara (PA)

Com 2 630 km, a maior parte navegável, o rio Araguaia atrai praticantes de pesca amadora de todo o país e turistas do Centro-Oeste, que buscam as praias de areias claras e observam a fauna local em pequenas embarcações. O rio nasce na serra do Caiapó, na confluência dos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e deságua no rio Tocantins, na divisa entre Tocantins, Pará e Maranhão. 

ILHA DO BANANAL - Aproximadamente na metade do seu percurso, o rio Araguaia divide-se em 2 braços (o mais largo segue à esquerda, o da direita recebe também o nome de rio Javaés), que se reencontram 500 km ao norte, formando a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, com 20 mil km². Dentro dela há um parque nacional, o do Araguaia, fechado ao turismo. 

Algumas aldeias indígenas presentes na ilha recebem visitantes, como a Canuanã, da tribo javaé (2h de carro de Gurupi), e a Santa Isabel, da tribo carajá (10' de lancha de São Félix do Araguaia), onde os índios apresentam a dança aruanã e cobram taxa dos turistas. 

Para visitá-las é obrigatório ter autorização da Funai, com 15 dias de antecedência. Para mais informações consulte os escritórios regionais em Gurupi, tel. (63) 3315-0500, e São Félix do Araguaia, tel. (66) 3522-1155. PESCA - As cidades com melhor estrutura para receber pescadores são Luís Alves (distrito de São Miguel do Araguaia), Aruanã e São Félix do Araguaia. 

A melhor época para a pescaria é entre abril e julho, quando o rio baixa e formam-se cardumes (pintados, tucunarés, corvinas, matrinxãs, mandubés, barbados, douradas e mandis, piaus e pacus).

Cidades que ficam às margens do Rio Araguaia.
    
 Aragarças - GO
    Barra do Garças - MT
    Aruanã - GO
    Cocalinho - MT
    Luiz Alves - GO (distrito do município de São Miguel do Araguaia)
    São Félix do Araguaia - MT
    Luciara - MT
    Santa Terezinha - MT
    Caseara - TO
    Araguacema - TO
    Conceição do Araguaia - PA
    Couto de Magalhães - TO
    Araguanã - TO
    São Geraldo do Araguaia - PA
    Xambioá - TO
    Araguatins - TO
    São João do Araguaia - PA
    Ponte Branca – MT. As fotos do Araguaia tiradas recentemente proximo a cidade de conceição do Araguaia. A  primeira foto é a nascente do Rio Araguaia. (Luiz Pereira)

Nascente do Rio Araguaia









1 Comentário:

Rejane Monteiro disse...

Tem ainda Sao jose dos Bandeirantes (Municipio de Nova Crixas Go) com lindas praias!!!

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início