terça-feira, 8 de julho de 2014

Biodiversidade do Cerrado

Expedições documenta a rica biodiversidade do Cerrado e pesquisas científicas com a flora local
O Cerrado é considerado o mais antigo bioma do país e a savana mais rica do mundo. Contém diferentes ecossistemas que batem recordes mundiais em números de espécies animais e vegetais.

Paula Saldanha conversa com especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da PUC-GO, que desenvolvem pesquisas científicas no bioma. Além de comentar sobre os principais problemas e as soluções para a região, eles reiteram a importância da manutenção do equilíbrio do Cerrado para o Brasil e o mundo.

O bioma do Cerrado ocupa quase 24% do terrítório nacional e abrange oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e Distrito Federal. Está localizado sobre um imenso reservatório de água, com a maior parte das nascentes de rios que abastecem três bacias hidrográficas da América do Sul: Amazônica, São Francisco e Prata.

Nos últimas sessenta anos, o bioma vem sendo constantemente ameaçado pela intervenção humana. Principalmente, pela criação extensiva de gado, dos desmatamentos e queimadas, da exploração de madeira, das monoculturas de soja e cana-de-açúcar e, naturalmente, do aquecimento global.

Seja o primeiro a comentar

Copyright© 2008-2015 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início