sábado, 20 de dezembro de 2014

Superintendente da Emater ensina como fazer conservas de pequi

Preparo dos frutos é fácil e produto dura por aproximadamente um ano. Melhor ponto do pequi é quando cai do pé, o que mostra que está maduro.

G1/GO com Tv Anhanguera


Para quem gosta de pequi, é necessário aproveitar a temporada de pequi, que vai de outubro a janeiro, para preparar conservas para aproveitar o fruto para o resto do ano. De acordo com a superintendente de Segurança Alimentar da Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário (Emater), Janete Alves Soares, o melhor ponto é quando o pequi cai do pé, o que demonstra que ele está maduro e no ponto certo para conserva.

Para preparar a conserva, faça um corte em volta da casta do fruto. É necessário ter cuidado para que a faca não atinja o pequi. Antes de preparar a compota, é necessário limpar os vidros. Para isso, em uma bacia com água, adicione uma colher de sopa de água sanitária e deixe imerso por 15 minutos.

Ingredientes
Para cada litro de água:
- 2 colheres e meia de sopa de sal
- 1 colher de sopa de ácido cítrico.

Modo de preparo
Antes de montar a conserva, é necessário preparar os frutos, para realçar o sabor do pequi. Em uma panela com água fervendo, adicione os pequis e deixe por um minuto. Na sequência, usando um escorredor, retire todos os frutos da água e, imediatamente, coloque em uma bacia com água gelada para realizar o choque térmico.

"Esse processo paralisa o cozimento para que ele realce a sua cor e o seu sabor. Assim, teremos uma conserva realmente de qualidade e de aparência bonita", disse Janete.

Depois desse procedimento, coloque os pequis nos potes de vidro. “Nesse ponto, nós temos uma orientação para sempre deixar os caroços de pequi dentro do vídeo, eles não devem ser colocados de forma a comprimir o ar. Ele também deve ser colocado só até o vinco do vidro”, explicou.

Por fim, faça a salmoura misturando um litro de água fervente, as colheres de sal e a medida de ácido cítrico. “O ácido cítrico é um agente conservante que combina com o pequi, que precisa de um elemento mais ácido para sua conservação” relatou a superintendente.

Adicione a solução nos vidros até cobrir todos os caroços. Por fim, tampe e coloque os vidros na água fervendo durante 15 minutos. “Assim, teremos uma conserva com uma durabilidade de, pelo menos, um ano. Ou seja, até a próxima temporada de pequi”, concluiu.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início