terça-feira, 17 de março de 2015

Apreenção de mudas em Nova Nazaré





A Unidade Local de Execução do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso – INDEA/MT da cidade de Nova Nazaré realizou na última semana a apreensão e destruição sumária de diversas mudas de frutíferas.
As mudas foram destruídas porque ocorria naquele município à prática da “venda ambulante”, onde o produtor das mudas sai com o veículo carregado de mudas e vai ofertando as mudas por onde passa.
Segundo o fiscal Med. Veterinário Wilkem de Lima de Nova Nazaré o veículo F-250 placas KAO – 2328 da cidade de Herculândia-SP, já estava no município a mais de dois dias realizando o comércio ambulante sempre parando em locais diferentes, hora na cidade outra hora nas propriedades rurais do município.
Na última quinta-feira 12/03/2015 o fiscal local deparou com o veículo parado na MT 326 que corta a cidade, com apoio do Fiscal Agrônomo Edson Ramos do município de Água Boa, e da Polícia Militar fizeram a abordagem do veículo.
No veículo havia diversas mudas de frutíferas como coco, jabuticaba, citros (laranja), jambo, maçã, goiaba entre outras.
As mudas não estavam identificadas de acordo com a legislação vigente e nem possuía permissão de trânsito de vegetais (PTV) documento obrigatório para o trânsito de mudas cítricas principalmente se forem oriundas do Estado de São Paulo.
O Fiscal Edson Ramos informou à reportagem que todos os comerciantes de sementes e/ou mudas devem possuir registro junto ao INDEA para realizar essa atividade e alerta para que se algum produtor tiver interesse em comercializar mudas frutíferas que procure a Unidade Local do INDEA do seu município para se informar sobre os procedimentos para se registrarem.
“Quero alertar também aos produtores rurais e população em geral que desejam comprar mudas, que o façam de produtores registrados, evitando adquirir as plantas com presença de algumas pragas quarentenárias como a Pinta Preta, Clorose Variegada dos Citros, Greening, Ácaro Vermelho das Palmeiras, Cochonilha Rosada, etc., pragas que uma vez introduzidas causam sérios prejuízos econômicos a cultivos comerciais e até mesmo de fundo de quintal”.
 





Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início