terça-feira, 9 de junho de 2009

Índios recebem capacitação para combater incêndios no Mato Grosso

Por Berohokã


Índios receberão treinamento e vão repassar técnicas para a aldeia
- Foto: Econtro de culturas


Segundo o coronel Arilton Azevedo, comandante geral do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso, os bombeiros militares são capacitados para treinar os índios para serem agentes multiplicadores das técnicas. O objetivo é transmitir aos índios o conhecimento da corporação de prevenção e combate à incêndios florestais.

Cerca de 50 índios das etnias Kaiapó, Kaiaby, Juruna, Tapaiúna, Trumai e Panará passaram por uma oficina de capacitação para formar a brigada indígena de combate a incêndios florestais em 2008. Mato Grosso conta com 42 etnias, que, ao longo de dois anos, deverão ser capacitadas no projeto de prevenção e combate a incêndios em reservas indígenas.

“Pretendemos estender o projeto progressivamente para todas as etnias do Brasil, fazendo do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso um centro de treinamento e capacitação”, enfatizou o comandante geral do Corpo de Bombeiros.

Os equipamentos e materiais de prevenção utilizados pelo Corpo de Bombeiros para a capacitação nas aldeias são doados pela Casa Civil às etnias. O projeto de prevenção e combate a incêndios em reservas indígenas de Mato Grosso é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério do Meio Ambiente e Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil (Secom/MT).

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início