terça-feira, 9 de junho de 2009

Mostra DOCTV em Goiânia exibe o filme Guerrilha do Araguaia

O documentário Guerrilha do Araguaia – As faces ocultas da história, de Eduardo Castro será apresentado no Cine Goiânia Ouro (GO), na Mostra DOCTV Goyaz II, o filme A mostra vai até o dia 4 de maio. O documentário procura resgatar os mistérios por trás de um dos principais movimentos esquerdistas do Brasil.

No final da década de 60 e começo dos anos 70, militantes de esquerda de todo o Brasil se reuniram na região do Bico do Papagaio, próximo às cidades de São Geraldo e Marabá no Pará e de Xambioá, ao Norte do Goiás (região onde atualmente é o norte do estado de Tocantins).
Berhokan

O objetivo era desenvolver um foco de luta armada contra o governo militar, tentando atrair também os camponeses da região. Para derrotar o grupo, o exército mandou várias equipes ao local, num embate que durou cerca de dois anos e custou muitas vidas.

A narração do vídeo é do ator Paulo José. O nome Guerrilha do Araguaia foi dado à operação por se localizar às margens do Rio Araguaia,

Além desse, os filmes O Escuro e a Bicicleta e Café com Pão Manteiga Não, de Cláudia Nunes, e Santa Dica - de Guerra e Fé, dirigido por Marcio Venício tembém serão exibidos.

O DOCTV tem como objetivos gerais a regionalização da produção de documentários, a articulação de um circuito nacional de teledifusão e a criação de ambientes de mercado para o documentário brasileiro (Diário da Manhã).

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início