sábado, 5 de setembro de 2009

Cuiabá apresenta nível alto de radiação ultravioleta

Por Sissy Cambuin
Edição: Meider Leister

O levantamento realizado pela equipe técnica da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde de Cuiabá constatou que o nível médio de radiação ultravioleta no município de Cuiabá, entre julho de 2008 e julho de 2009, apresentou índice elevado durante todo o período. No total dos 87 boletins informativos emitidos pela Vigilância em Saúde Ambiental durante um ano, 100% apresentaram nível igual ou superior a 6, considerado alto, e em mais da metade dos casos (56%) a incidência foi considerada de nível extremo, ou seja, acima de 11.

Bióloga da equipe, Lidiani Ximenes explica que o nível de radiação ultravioleta varia de 1 a 14. “Quanto mais próximo de 14, maior é a intensidade dos raios que chegam à superfície terrestre e, portanto maiores devem ser os cuidados com a exposição ao sol”, explica. Ela recomenda à população alguns cuidados como o uso constante do protetor solar; utilização de chapéu, boné e guarda-sol quando houver exposição ao sol e óculos escuros para proteger a visão; procurar caminhar por lugares sombreados e evitar a exposição no período das 10h às 16h.

“É importante ressaltar que essas medidas preventivas diminuem em até 50% a chance de uma pessoa desenvolver agravos relacionados à radiação ultravioleta, como câncer de pele, catarata, fotoconjutivite, envelhecimento precoce e outros”, recomenda.

Lidiani ainda destaca que o efeito da radiação é cumulativo e por isso é fundamental iniciar e incentivar o quanto antes a prevenção em crianças e adolescentes.

O Boletim Informativo da Qualidade do Ar é emitido duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, pela equipe de Vigilância em Saúde Ambiental e disponibilizado no site oficial da Prefeitura de Cuiabá (www.cuiaba.mt.gov.br).

Além do boletim, a equipe técnica também desenvolve o projeto “Sol Amigo ou Vilão?”, que tem o objetivo de sensibilizar a população sobre os prejuízos e benefícios causados pela radiação solar com atividades lúdico-educativas nas unidades de saúde e escolas do município.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início