sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Água Boa rumo ao futuro

Prefeito fala de andamento de projetos e obras que estão sendo executadas





O prefeito Maurício Cardoso Tonhá durante reunião na sexta (23) onde proferiu pronunciamento na sexta (23) perante os secretários, gerentes de departamentos, vereadores, representante da sociedade civil e funcionários públicos. Maurício Cardoso Tonhá respondeu as perguntas feitas por nossa reportagem sobre os andamentos de inúmeros projetos na esfera Federal e Estadual.

A seguir as respostas do chefe do executivo de Água Boa


CENSO IBGE - 2010

O ano que vem teremos o Censo demográfico. E é muito importante a colaboração de todos para que não fique ninguém sem ser contados. O vice-prefeito Luiz Schuster esclarece as vantagens que o resultado seja o mais correto possível. “Nós não queremos que invente gente mais não podemos perder nenhum, desde agora as lideranças precisam saber da importância que é se ficar alguma família no levantamento porque a casa estava fechada poderá causar um diferencial na arrecadação do município. Nós precisamos do envolvimento de todos”. O FPM do município gera em torno de 6 milhões de reais. O prefeito Maurição também esclareceu da importância de termos uma contagem justa “Se formos para 23 mil habitantes podemos alcançar mais 20% de incremento na arrecadação e isso vai acontecer a partir de 2011”. A população de Água Boa está crescendo e a demanda também vai aumentando por isso a necessidade do aumento da arrecadação.


Inauguração da Feira Livre

O governador Blairo Maggi estará em Água Boa somente no dia 13 e 14/10 onde irá inaugurar muitas obras entre elas a feira livre. Mais a feira estará à disposição dos feirantes no domingo dia 01/10 e o ato político será na vinda do governador. São inúmeras obras que já foram entregues a população que será inaugurada simbolicamente nesse dia.Travessia urbana BR 158

Recursos na ordem de 2.445.000,00 já estão aplicados na conta do município é uma obra que custará mais de 14 milhões. Esse projeto é de 2007 e será pelo menos iniciada o ano que vem e dependerá dos recursos do Orçamento da União para serem concretizadas.


MT 240 continuação do asfaltamento

O governador fez o compromisso para 2009 asfaltar em parceria mais um trecho. Mais foi da parte do município que não foi implementada a obra. Por que era para fazer em forma de parceria e nem o município de Água Boa nem os produtores estavam em condições de bancar as suas partes.


Aeroporto

Mais de 700 mil reais já estão aplicados na conta do município para aquisição de todos os insumos para o balizamento e também para pavimentação da área que estão sendo ampliados pelo município. Sem essas obras não há vôos regulares. São exigências da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. O estado repassou para o município 1.500.000,00 para fazer a aquisição da área e mais os 700.000,00 para as obras de adequação. “È uma das obras mais importantes para Água Boa para assumirmos a liderança regional”. Disse Maurição.


Praças e Habitação

Já estão autorizados pela Caixa Econômica Federal recursos para obras em 4 praças de Água Boa. Os recursos foram conseguidos pela Senadora Serys. As obras serão iniciadas em breve após a vinda do governador. Também serão iniciadas obras de 20 casas para a Serrinha { Conseguidas pelo vereador Bertol}com recursos do governo do estado através da Bolsa Material de Construção. O contrato já está assinado com a Modelar e a obra já está autorizada. Também convênio de 200 casas no Programa de Arrendamento: Prefeitura, Caixa Econômica Federal e População que estão em andamento juntamente com a Comissão Municipal de Habitação. Mais um projeto está em andamento para mais 200 casas para a população de baixa renda.


Convênios com a Funasa

Kits Sanitários
Serão edificados com recursos da Funasa 100 kits sanitários para pessoas que já tem as casas mais que necessitam de ajuda para melhorar a questão sanitária.

Rede de esgôto e Poços Artesianos
Mais 4.099.000,00 para o esgotamento sanitário para continuar a rede de esgoto e tratamento e mais 1.050.000,00 para melhoria da rede de distribuição de Água Boa para construir um grande reservatório no Bairro Cristalino com novos Poços Artesianos. E uma interligação de rede de água do Cristalino até o Bairro Universitário.

Mais um projeto na Funasa de 1.500.000,00 para melhorias no Aterro Sanitário
Projetos de distribuição de água de 6 Poços Artesianos no P. A. Santa Maria.


Secretaria de Desenvolvimento do Estado

Recursos já conseguidos de 150.000,00 para distribuição de água no P. A. Santa Maria.


Deputado Daltinho com PMDB local

Abertura de 11 Poços artesianos pela Funasa.



Ministério das Cidades

Mais 3 Projetos do Ministério das Cidades para fazer a drenagem no Distrito Industrial onde o asfalto está parado por problemas graves de drenagem. O projeto está protocolado e aprovado. Outras expectativas são mais 2 projetos do Ministério das Cidades para resolver os problemas de drenagem no Bairro dos Motores e Vila Nova.



Projetos do Estado de Mato Grosso


Ceprotec / Cefet – Escola Técnica
Já tem 5 no Estado e está saindo mais 11 entre eles Água Boa está incluso. A obra será ao lado da Faculdade Cathedral o terreno de 17.000 metros quadrados já foi adquirido e doado para o Estado para edificar a obra que será no valor de 12.000.000,00. São 18 salas de aula: 12 salas convencionais; 06 de tecnologia; anfiteatro e mini ginásio. Com certeza será a maior unidade educacional de Água Boa.


Complementação do Prédio da Prefeitura

A obra deverá ser concluída pelo mês de março de 2010. O prédio velho será demolido.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início