quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Plantio da soja atinge 2% de área em Mato Grosso

Por Só Notícias
Edição: Meider Leister


As chuvas dos últimos estão contribuindo com a semeadura da safra 2009/10 de soja. Até a última quinta-feira aproximadamente 2% da área já destinada a cultura já havia sido alcançada. Análise divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária acentua que “o clima foi tão benéfico que até municípios que tradicionalmente não iniciam o plantio nesta época já o fizeram”.


Sapezal, de acordo com o Imea, saiu na frente e foi a primeira cidade a plantar. O município, pontua o instituto, também está sendo um dos mais beneficiados até o momento pelas chuvas. “Segundo a Somar Meteorologia, esse município já acumula 11 dias de chuvas no mês, dos quais cinco foram após o início do plantio”, cita a análise da cadeia de soja.

A expectativa é que nas próximas semanas o plantio deverá se intensificar, levando-se em conta as condições climáticas. Mato Grosso tem na soja um dos principais produtos direcionados a exportação. Apenas no mês de agosto foram embarcadas 921 mil toneladas do grão. Somente a China comprou 62% deste volume.

No acumulado janeiro a agosto o Estado já embarcou 9,7 milhões de toneladas, dos quais a China continua mantendo a liderança isolada como maior importador, totalizando 47% do volume exportado neste período.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início