segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Confira as principais notícias do dia 31 de janeiro

Por Ana Galli para Água Boa News

Política
1. Tiririca quer integrar Comissão de Educação da Câmara

O palhaço e agora deputado federal Tiririca afirmou ontem que pretende participar da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
“Quero trabalhar na área de educação e cultura. É o que o partido também quer”, afirmou o humorista ao sair do hospital Sírio Libanês, em São Paulo. De acordo com reportagem da Folha, o deputado eleito não quis falar dos projetos que tem para a área.”Já mostrei alguma coisa para a galera. Mas, tem que chegar primeiro na Câmara, conversar, marca reuniões, aquela coisa toda.”
2. Dilma decide ir ao Congresso levar mensagem presidencial
Reportagem do jornal Folha de S. Paulo revela que a presidente Dilma Rousseff decidiu que vai ao Congresso Nacional entregar a mensagem presidencial na próxima quarta-feira, De acordo com a reportagem, o gesto repete o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em 2003 também ignorou a tradição de reservar a tarefa ao ministro da Casa Civil.
Sociedade
3. Último dia de inscrição do Sisu

Reportagem da Folha relata que os mais de 82 mil estudantes aprovados no Sisu devem fazer até esta segunda-feira a matrícula na instituição em que vai estudar. Segundo o jornal, a documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no site do Sisu, e na própria faculdade. Já o horário de funcionamento das instituições deve ser consultado junto às universidades e institutos federais participantes.
4. Equipes de resgate registram 848 mortos na região serrana do Rio
Dados da Polícia Civil revelam que pelo menos 848 óbitos foram registrados nos últimos dias na região serrana do Rio de Janeiro após fortes chuvas e enchentes que atingiram várias cidades. De acordo com reportagem da Folha, Nova Friburgo é o município com o maior número de mortos –412. Teresópolis vem em seguida, com 343. Registraram óbitos ainda Petrópolis (67), Sumidouro (21), São José do Vale do Rio Preto
(4) e Bom Jardim (1).
Mundo
5. Para Dilma, ‘falhas’ de Cuba devem ser criticadas

Em entrevista concedida ontem, a presidente Dilma Rousseff deu mais um indicativo de que deve mudar alguns aspectos da política externa brasileira. De acordo com reportagem da Folha, Dilma disse que se deve protestar “contra todas as falhas que existam em relação aos direitos humanos em Cuba”, ressalvando, porém, que está havendo uma “transformação” naquele país. A presidente chega hoje à Argentina, em sua primeira viagem internacional no cargo.
6. Entrega de reféns das Farc deve acontecer na quinta-feira
A missão humanitária que de maneira gradual receberá cinco sequestrados que a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deve pôr em liberdade em três pontos do país deve começar na próxima quinta-feira. A informação foi dada ontem pela ex-senadora colombiana Piedad Córdoba. De acordo com reportagem da Folha, além de Córdoba, que exerceu como mediadora a libertação de reféns das Farc, nos helicópteros que entrarão na Colômbia estarão representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
7. Itamaraty quer reavaliação de política externa
O novo ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, solicitou aos órgãos do Itamaraty uma reavaliação da política externa brasileira. De acordo com reportagem do Estadão, com conclusão prevista para março, o trabalho tratará de temas como os direitos humanos em países de regimes autoritários, o papel do Brasil nas questões relacionadas ao Irã, e ao relacionamento com os Estados Unidos.
8. Oposição convoca megaprotesto no Egito
O grupo de oposição que iniciou os protestos populares do Egito convocou para amanhã manifestações maciças e espera reunir 1 milhão de pessoas exatamente uma semana após o início dos protestos pela queda de Hosni Mubarak, no poder há 30 anos. De acordo com reportagem da Folha, o porta-voz da oposição desmentiu relatos de uma greve geral para hoje, como divulgaram alguns meios de comunicação.
Economia
9. Sem preço definido, venda de banco de Silvio Santos atrasa

Reportagem do Estadão relata que a venda do Panamericano para o BTG Pactual não foi concluída até a noite de ontem. A expectativa inicial era de que o martelo seria batido durante o fim de semana, para que a situação já estivesse acertada hoje, antes da abertura do mercado financeiro. Segundo o jornal, o principal impedimento da conclusão da venda seria o valor oferecido pelo comprador. O empresário e apresentador não estaria satisfeito com o valor oferecido pelo banco de André Esteves. O Fundo Garantidor de Crédito (FGC), credor do empresário em R$ 2,5 bilhões, também estaria insatisfeito.
10. Brasileiro importa três vezes mais produtos de alta e média tecnologia
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) a pedido do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, revela que a importação de produtos de alta e média tecnologia teve a importação quase triplicada nos últimos seis anos. De acordo com reportagem do Estadão, o consumo desses itens deu um salto de 76% desde 2004, mas a produção local cresceu só 40%. E a diferença foi suprida por importações, cujo crescimento atingiu 177% nos seis anos.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início