quarta-feira, 2 de março de 2011

Microscópio mais poderoso do mundo pode ver vírus individuais

Fonte: Portal Terra
Edição: Meider Leister



Cientistas apresentaram na Inglaterra o microscópio óptico mais poderoso do mundo, que pode até mesmo observar um vírus individual. Segundo o site do Daily Mail, pesquisadores da Universidade de Manchester desenvolveram o instrumento, que quebra todos os recordes para a ampliação de imagens.

O "nanoscópio", cuja técnica foi apresentada na edição da revista Nature Comunicações, é capaz de examinar objetos com 50 nanômetros de diâmetro, ou 50 bilionésimos de metro - 20 vezes mais que o limite atual para microscópios ópticos.

Os microscópios eletrônicos, que utilizam um feixe focalizado de elétrons em vez de luz, permitem visualizar imagens extremamente pequenas, mas têm limitações. Ou eles são concebidos apenas para ver os detalhes de superfície ou exigem seções extremamente finas, o que dificulta visualizar as estruturas biológicas.

O novo instrumento emprega pequenas partículas esféricas para empurrar os limites técnicos dos microscópios ópticos. "Não só temos sido capazes de ver os itens de 50 nanômetros como acreditamos que seremos capazes de ver os itens muito menores", afirmou o professor da Universidade de Manchester Lin Li, que conduziu o projeto.

"A forma mais comum de ver artigos minúsculos atualmente é com um microscópio eletrônico, e mesmo assim você não consegue ver dentro de uma célula - apenas o exterior. Ver a estrutura celular e os vírus que vivem diretamente pode revolucionar a forma como as células são estudadas e nos permitir examinar atentamente os vírus pela primeira vez", disse o professor.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início