quinta-feira, 19 de maio de 2011

Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa realiza palestras de orientação sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


O dia 18 de maio é lembrado como Dia Nacional de Combate a Exploração e o Abuso Sexual de crianças e adolescentes, devido a um crime hediondo ocorrido nesta data no ano de 1973, onde a menina Araceli C. Crespo, foi agredida, abusada e violentamente assassinada. Até hoje este crime é impune, e devido a esta impunidade esta data foi escolhida para simbolizar todas as crianças e adolescentes que sofrem este tipo de violência.

Em função desta data pontual, que simboliza a luta e o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil, no dia 18 de maio, quarta-feira, foram realizadas palestras na Escola Estadual 9 de Julho, pelas psicólogas Débora Araujo (Coordenadora do Programa de Educação em Saúde) e Paulina Cecilia Mantovani (Psicóloga do Núcleo de Participaram das palestras aproximadamente 230 estudantes, da 6ª e 7ª série do Ensino Fundamental, que mostraram-se bastante participativos e atentos às informações, que foram apresentadas de forma clara, para que as crianças e adolescentes saibam identificar situações de abuso e/ou exploração sexual, bem como proteger-se ou procurarem ajuda. 

As profissionais apresentaram dados da realidade do nosso município (fornecido pelo CREAS – Centro de referência Especializada de Assistência Social) para mostrar aos alunos que a faixa etária deles é a mais atingida.
Este trabalho é desenvolvido porque a Secretaria Municipal de Saúde entende que o trabalho educativo e esclarecedor é uma ferramenta importante para a prevenção das situações de violência.

“Esquecer é permitir...
Lembrar é combater!


1 Comentário:

E. A. G disse...

interessante!
meu nome é Isabela e junto a profª Renildes escrevemos no Blog da Escola Antonio Grohs:
http://escolaagrohs.blogspot.com/

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início