terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Chororó-de-goiás


Vive em regiões mais quentes, em áreas ricas em vegetação arbustiva (Foto: Arquivo TG) 
Vive em regiões mais quentes, em áreas ricas em vegetação arbustiva (Foto: Arquivo TG)
 
Nome Científico: Cercomacra ferdinandi
Família: Thamnophilidae
Ordem: Passeriformes
Distribuição: Florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e matas de galeria do médio e baixo Araguaia, onde forrageia perto da água.
Alimentação: Alimenta-se de insetos e outros artrópodes, como aranhas, escorpiões e lagartas.
Reprodução: Nesta família o macho costuma oferecer comida à fêmea, sobretudo depois da copulação. Muitas espécies se acasalam por um ano, permanecendo no mesmo território por causa disso. Os ciclos reprodutivos estão ligados às correições das formigas (que indicam fartura de alimento para esses pássaros e seus filhotes). O material usado na confecção do ninho varia bastante. Mas em geral os pais se revezam na sua construção bem como nos cuidados com a prole.
Conservação: Ameaçado de extinção.
 
Endêmico do Brasil, mais especificamente do Estado que leva o nome (inclua-se o Tocantins, na divisa com o Maranhão), este pássaro é pequeno (não passa de 16 centímetros) e hoje é considerado em risco de extinção, até pela própria transformação de seu habitat.
A supressão da vegetação ribeirinha em consequência da construção de hidrelétricas é tida como a maior ameaça à espécie, além do incremento das monoculturas e dos assentamentos rurais ao longo das margens dos rios.
Mesmo com a presença de duas unidades de conservação, o Parque Estadual do Cantão e a Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão, a interferência humana é intensa.
Visualmente é quase inteira negro, não fossem alguns detalhes em branco na plumagem das asas e do rabo.

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início