terça-feira, 2 de junho de 2015

Livro "Memória e libertação": narrativa de um povo que lutou pela vida e pela terra em São Félix do Araguaia (MT)

"Memória e libertação" é o novo livro da jornalista Arcelina Helena Públio Dias, que revive junto ao povo da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) suas histórias de luta pelos direitos da terra e da vida, durante os duros anos da ditadura militar.
Impactantes, grandes e coloridos murais, pintados por Cerezo Barredo, durante esse período, também contam a história do povo, iluminam e ilustram o livro de Arcelina. E principalmente o bispo Pedro Casaldáliga, líder da resistência desse povo que preserva com dignidade a memória das lutas, perseguições e vitórias.

Durante 100 dias Arcelina conviveu e conversou com o povo da Prelazia que participou da luta, se orgulham de sua história e preservam a memória. Dom Pedro, com seus 92 anos, continua em São Felix. Cerezo Barredo - padre, pintor espanhol e principal muralista das lutas dos povos da América Latina, na segunda metade do século XX - mora em Salamanca, onde Arcelina foi entrevistá-lo.

O Governo do Mato Grosso, através da Secretaria da Cultura, tombou os 12 "Murais da Libertação", localizados em sete cidades da Prelazia, entre os rios Araguaia e Xingu. Os murais mesclam a lutado povo, com suas características culturais das três raças brasileiras, com as histórias bíblicas da libertação anunciadas por Jesus e seus apóstolos.
O livro de Arcelina faz parte de um projeto de peregrinação jornalística de 500 dias entre os pobres e excluídos dos cinco continentes, com o objetivo de escrever cinco livros. Memórias e Libertação é o quarto da série.
A editora Ave Maria, para conseguir a reprodução da qualidade dos murais e ao mesmo tempo um preço de venda do livro acessível, mandou emprimí-lo na China.

Comentários sobre Memória e Libertação:

"Este livro mostra um Brasil de histórias de força, um Brasil de necessidades primárias, um Brasil de soluções criativas empolgantes, longe dos holofotes do poder central. É um Brasil que tem muito a ensinar e a ser reconhecido por meio das histórias que compõem a peregrinação da autora pelo resgate da dignidade anônima de tantos cidadãos e cidadãs cujas vidas dizem muito mais do que os falaciosos números estatísticos ou os relatos da história official."
Edvaldo Pereira Lima
Jornalista e prof da USP
Autor do prefácio
"No meio da crise mundial e das graves deficiências das nossas políticas e das nossas Igrejas, algo se move. O importante é não deixar cair a profecia"
Dom Pedro Casaldáliga.

Outros livros de autoria de Arcelina Helena:
A "Crônica do Salário Mínimo", (1996 Ed Record), descreve sua vivência de assalariada do Mínimo, na periferia de Belo Horizonte.
O relato dos 90 dias pelas três Américas resultou o livro "Sinais de Esperança", editado pela Ed. Vozes em 2001.
"Perdão, África, Perdão" (2002 Ed. Rede da Paz) foi escrito após 110 dias de peregrinação na África e no Oriente Próximo.
"Além do Silêncio" ( 2006 Ed. Ave Maria) é uma grande reportagem sobre os mosteiros ecumênicos da Europa, onde homens e mulheres escolhem a vida simples e solidária com os excluídos do nosso planeta.
Mais informações com: Arcelina Helena: (62) 9169-5205 e 62-3372-1727

Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início