sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Em Água Boa fruticultura poderá ser a solução para geração de renda para os pequenos produtores

23/01/2009 - 09h50m

Reportagem especial de Kassu
AGUA BOA NEWS


Como morador da região de Água Boa a mais de 14 anos tenho sempre observado o comportamento de culturas e as experiências desempenhadas por parte dos assentados e pequenos produtores. Mesmo não tendo formação na área, mais como observador e produtor, resolvi relatar aqui minha opinião para obter geração de renda para os pequenos do meio rural.

As administrações anteriores até que tentaram mais foram em vão as tentativas para solucionar o problema. Já foram plantadas mamona; mandioca; pupunha; teve muita discussão para plantar gergelim (Gergelim do Brasil) e ultimamente e em execução o plantio de seringa.

Agora está em projeção para daqui a 07 anos o arrendamento das pequenas áreas para cana de açúcar. (Mega indústria do Cluster BioEnergia) Ver Aqui.

Não querendo ser pessimista, mais sendo realista, em lugar da cana que traz uma série de conseqüências que piora a vida dos tranqüilos água-boenses vai arrebentar com a qualidade do ar que nós respiramos e uma série de conseqüências desastrosas para com a comunidade feliz e ordeira. Muitos já vieram da região dos canaviais ou de cidades maiores e progressistas que geram muita renda a poucos e desgraça para muitos.( Ver Aqui: O Brasil dos Agrocombustíveis: Impactos das Lavouras sobre a Terra, o Meio e a Sociedade - Cana-de-açúcar

Os últimos poderão ser os primeiros...

A comunidade daqui está privilegiada porque sendo o último município a ser “beneficiado” com os bilhões a serem investidos e os empregos garantidos e 60% a mais de habitantes e eleitores vamos ter prazo para analisar o desdobramento dos projetos de Barra do Garças e Nova Xavantina.

Fruticultura pode ser a solução...

A nova administração está começando a ser instalada no município que tal um projeto de fruticultura? Como vamos esperar sete longos anos para ter renda com arrendamento de cana, nesta época 2016 podemos estar já colhendo frutos de culturas perenes.(Ver aqui novas alternativas desenvolvidas pela Empaer)

Em Água Boa mangas o ano interiro

Como diz sempre Cassiano Marmet (Técnico agrícola do ISA) “o futuro desta região é a fruticultura”. Veja meu caro amigo internauta, mangas aqui produzem o ano inteiro sem irrigação. Abacate; acerola; mamão; mangas; maracujá; abacaxi; pinha; graviola; uvas; figo; morango; bananas; cajú etc. Além destas temos as plantações nativas como pequi, baru, mangava e outras. Os pequizeiros do Jaraguá estão produzindo com maior qualidade e quantidade do que as árvores nativas. (Temos 550 pés de pequi).

A Empaer está desenvolvendo mudas livre de doenças: (ver aqui: Mudas In Vitro)

Quem diria que plantar frutas no semi-árido daria certo? Hoje são os maiores exportadores do Brasil.

Enquanto não tem uma política decisiva não acontecem os caminhões continuam vindos carregados de tudo do CEASA de Goiânia e nós aqui pequenos produtores continuaremos sem geração de renda.

Se a cultura de cana der certo, poderemos ter duas alternativas para os pequenos.

Veja abaixo preços de produtos em um supermercado de Água Boa em 17/01/2009:





Seja o primeiro a comentar

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início