terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Governo americano diz que aquecimento pode secar a Califórnia

Por Max Weber
AGUA BOA NEWS





Depois de oito anos negando as evidências da gravidade da crise ambiental, a nova administração federal dos Estados Unidos começa a assumir publicamente os riscos. E de forma bem enfática. Em entrevista ao jornal Los Angeles Times, Stephen Chu, Secretário de Energia e prêmio Nobel, disse que a agricultura na Califórnia corre perigo.

Segundo Chu, no pior cenário de aquecimento global, 90% das geleiras da Sierra Nevada secariam. É de lá que nascem os principais rios do estado. “Eu não acredito que o público americano realmente entendeu que isso pode acontecer”, afirmou.

O pior cenário não é uma ficção. Apenas considera a manutenção dos modos de produção atuais, com algum crescimento econômico. Hoje, estamos caminhando para o pior cenário, segundo as avaliações dos cientistas.

A Califórnia é o estado que mais produz alimentos nos EUA. Metade das frutas e vegetais do país são colhidos lá. Também é um dos maiores exportadores mundiais de frutas, amêndoas e laticínios. Preservar essa riqueza é um bom motivo para o país acelerar sua transição para uma economia com menos emissão de carbono.

(Alexandre Mansur )

Nem os koalas aguentam o calor da Austrália

Por Max Weber
AGUA BOA NEWS



Quem ferve nos dias mais quentes do verão brasileiro não pode reclamar muito. Na Austrália está pior. O país está enfrentando a pior onda de calor da história. Provocou o maior incêndio florestal já registrado. Está afetando a agricultura também. Agora nem os koalas, nativos da região sul do país, a mais castigada pelo calor, estão agüentando. Há dois dias, uma família da cidade de Maude foi supreendida por um koala, que invadiu a casa em busca de água. É ume evento bastante raro porque o bicho é muito arredio. A família encheu uma tina com água e o koala tomou um banho, como se fosse um animal doméstico, segundo o Climate Progress.

Segundo as autoridades, é uma das conseqüências do aquecimento global. “Onze dos anos mais quentes da história ocorreram nas últimas duas décadas. Além disso, estamos tendo menos chuvas, principalmente no sul do país”, desse Penny Wong, ministro de Mudanças Climáticas. “Tudo isso é consistente com as mudanças climáticas. Tudo isso é consistente com o que os cientistas previram”.

(Alexandre Mansur)

Com show de "ingleses", Brasil derrota Itália

Publicado por Kassu / AGUA BOA NEWS

Renato Pazikas
Direto de Londres

Getty Images /Após polêmica na Inglaterra, Robinho brilha e comanda vitória

A Seleção Brasileira começou 2009 da maneira que terminou a temporada passada: vitória convincente diante de um adversário respeitável. Com show dos "ingleses" Robinho e Elano, ambos do Manchester City, que marcaram um gol cada, a equipe derrotou a Itália por 2 a 0 no Emirates Stadium, em Londres, nesta terça-feira.

» Fotos de Brasil x Itália
» Comente a vitória do Brasil

Com a vitória no amistoso, o Brasil abre vantagem no confronto histórico contra o tradicional rival. São agora 13 jogos, com seis vitórias brasileiras, cinco italianas e dois empates. Além disso, o resultado garante tranqüilidade para o técnico Dunga, que foi muito questionado na temporada passada antes de, enfim, convencer na goleada por 6 a 2 sobre Portugal em Brasília, no mês de novembro.

Além de perder na estréia em 2009, em seu primeiro encontro com a Seleção Brasileira, o técnico Marcelo Lippi viu cair a sua invencibilidade de 31 partidas no comando da equipe e desperdiçou a oportunidade de se tornar o treinador que mais tempo permaneceu sem tropeços com uma seleção, atrás apenas do espanhol Javier Clemente e o argentino Alfio Basile.

Tetracampeão mundial com a Itália na Copa do Mundo de 2006, o técnico retornou ao comando da equipe nacional após o fim da Eurocopa do ano passado e precisava de apenas um empate nesta terça-feira para estabelecer novo recorde de invencibilidade.

Antes do primeiro compromisso em 2009, Dunga havia afirmado na segunda-feira que não seria uma "partida de Copa do Mundo", contrariando o histórico do duelo e o técnico italiano Marcelo Lippi, que afirmara que "exibição é circo".

Mas em campo, os jogadores do Brasil pareciam disputar uma Copa do Mundo. Com disposição de sobra, encurralaram os italianos que, nervosos, erravam muito e chegaram com perigo ao gol de Júlio César apenas uma vez no primeiro tempo, em chute de De Rossi.

Sem poder contar com Kaká e Luís Fabiano, Dunga promoveu os retornos de Ronaldinho e Adriano no time titular da Seleção, que contou ainda com a estréia de Felipe Melo na formação inicial. Em pequena minoria no estádio em relação ao número de torcedores, o Brasil começou a partida tocando mais a bola e apostando nos avanços pelo lado esquerdo.

No entanto, quem chegou com perigo pela primeira vez foi a seleção italiana, com apenas três minutos de bola rolando. Depois de lançamento de Pirlo, Grosso entrou livre pelo lado esquerdo e, de primeira, tocou na saída do goleiro Júlio César, mas teve a comemoração interrompida em uma marcação duvidosa de impedimento.

Recuperado do susto inicial, o Brasil foi controlador do jogo durante toda a primeira etapa e teve Robinho como maestro. Aos 12min, na primeira boa descida brasileira, o astro do City recebeu de Ronaldinho e tocou na frente. No momento em que Legrottaglie não fez o corte, Elano aproveitou e tocou na saída de Buffon para fazer 1 a 0.

Com a vantagem, a Seleção continuou sobrando em campo e passou a contar com a ajuda da torcida brasileira presente em Londres, que fez barulho e ofuscou a presença dos italianos que moram na Inglaterra. Dando seqüência ao bom momento, aos 26min, após rápido contra-ataque, Ronaldinho cruzou errado e a bola ficou com Pirlo. Robinho a roubou, entrou na área, deu um drible desconcertante em Zambrota e marcou um golaço.

O ex-camisa sete santista fez assim o que havia prometido quando chegou a Londres, ao dizer que não falaria sobre polêmicas e pensaria apenas em fazer gols pela Seleção, como havia apostando com o italiano Cannavaro, ex-companheiro de Real Madrid, antes de a bola rolar.

Com dois gols de vantagem no marcador, Robinho, Elano e companhia seguiram levantando a torcida e por pouco não aumentaram a vantagem ainda antes do intervalo. Aos 29min, Ronaldinho quase coroou o seu 90º jogo pela Seleção com um gol de falta, mas mandou a bola perto do ângulo. Dez minutos depois, Elano arriscou de longe e quase anotou o seu segundo no dia.

Já na volta para o reinício, depois de fazer as primeiras alterações, a Itália conseguiu equilibrar o duelo e criou as melhores chances, já que o Brasil diminuiu o ritmo no segundo tempo. Com 19min de bola rolando, Luca Toni recebeu lançamento de Pirlo, dominou com o braço na disputa com Juan e tocou para as redes, mas novamente a jogada foi anulada pela arbitragem.

Com a vantagem no placar, o time verde e amarelo administrava a vitória e ouvia os gritos de "olé" vindos das arquibancadas. Mas novamente quem voltou a levar perigo foi Luca Toni que escorou cruzamento de Dossena e obrigou Júlio César a fazer grande defesa no reflexo.

Perto do apito final, Dunga passou a experimentar novas formações e fez cinco alterações ao todo. Para as entradas de Daniel Alves, Thiago Silva, Alexandre Pato, Josué e Júlio Baptista, saíram Elano, Juan, Adriano, Gilberto Silva e Robinho, que deixou o gramado aplaudido após a recente polêmica de envolvimento em um escândalo sexual na Inglaterra.

Após o apito final, o elenco verde e amarelo foi saudado pelo público inglês, que se acostumou a ver partidas da equipe após o comando Dunga, que inicia 2009 com nova vitória e fôlego renovado em busca de uma vaga para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Tiroteio da Polícia com assaltantes de banco de Nova Mutum foi filmado por repórteres da TV Cidade

Publicado por Kassu
AGUA BOA NEWS



A polícia recuperou cerca de R$ 750 mil roubados ontem do Banco do Brasil ao localizar na mata (50 km de Nova Mutum) o esconderijo da quadrilha. Um ladrão foi morto na troca de tiros. Ele foi identificado como Rui Ramos, mas a polícia busca confirmar se realmente é a identidade verdadeira. A polícia também apreendeu uma metralhadora, um fuzil e duas pistolas que eles deixaram no ‘acampamento’ quando os policiais se aproximaram. Eles estavam com fogão, cozinha e comida para aproximadamente 5 dias. A polícia acredita que sejam 8 integrantes da quadrilha.

As equipes permaneceram a madrugada cercando a mata. Um helicóptero da PM reforça as buscas. Os repórteres da TV Cidade de Nova Mutum Donizete Tiengo e Diego Mafra registraram, ontem à tarde, nova troca de tiros entre policiais e bandidos na mata onde eles entraram após fugirem da cidade.

Ver o video:


Policia Militar de Vila Rica e Sema apreendem quase 80 quilos de pescado de Pintado

Publicado por kassu
AGUA BOA NEWS



A Policia Militar do Município de Vila Rica e Sema, apreenderam hoje 10/02, quase oitenta quilos de pescados de pintado, na residência do senhor Valdir, no projeto Reunidas II há mais de vinte quilômetros da sede do município de Vila Rica. O pescado estava dentro de um frízer. Além do pescado, foram apreendidos; material de pesca como, redes de náilon, tarrafas e anzóis, cujo uso é proibido nessa época do ano, durante a piracema. A apreensão dos peixes e do material de pesca foi possível graças a um denuncia anônima, feita no 190 da policia militar.

Piracema: é o período entre outubro e março, quando os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da piscosidade das águas dos rios e lagoas.

Segundo Valdir, os oitenta quilos do pescado não iriam ser comercializados, e sim distribuídos com seus familiares, o que não deixa de ser crime. Quem for pego pescando no período de reprodução dos peixes, pode pegar até dois anos de reclusão, além da multa de vinte reais por quilo pescado, disse Carlos fiscal da Sema no município . Valdir foi levado à delegacia e ouvido, como o crime é afiançável, ou seja paga-se a fiança determinada de acordo com a gravidade do crime, o infrator responde o processo em liberdade.

Fonte: Rádio Comunitária Eldorado FM 87,9/Assessoria.

Sicredi de Vila Rica realizará Pré-Assembléia com seus associados nesta quarta-feira 11/02.

10/02/2009 às 19h02m
Publicado por Kassu
AGUA BOA NEWS


Vila Rica-MT

A Unidade da Cooperativa de Credito do Sicredi em Vila Rica realizará uma Pré-Assembléia com seus associados e associadas nesta quinta-feira dia 11/02, no município. O evento será realizado no auditório do Sindicato Rural, na Rua Alair Álvares Fernandes número cinqüenta e um, no Setor Norte, com inicio marcado para dezenove horas. Logo após a reunião, será ministrado uma palestra sobre cooperativa, para todos os associados e associadas, com uma representante do SEBRAE .

Os associados e associadas do município Vilar-riquense não serão os únicos privilegiados com a realização da pré-assembléia. No dia de hoje 10/02, está sendo realizada em Confresa, no dia 13/02 será a vez de Santa Cruz do Xingu; Dia 14/02, São José do Xingu; Dia 17/02 Água Boa; 19/02 Barra do Garças; Dia 20/02, Cocalinho;09/03 em Bom Jesus do Araguaia/ 11/03 Alto Boa Vista; e encerrando as reuniões na região do Araguaia dia 13 em Nova Xavantina.

E no dia 21 de março a Cooperativa de Credito Sicredi realizará uma Assembléia Geral Ordinária.

Fonte:Rádio Comunitária Eldorado FM 87,9/Assessoria

Querência: SUSPEITA DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR PROVOCA A INTERNAÇÃO PARA OBSERVAÇÃO DE ALUNOS. 90% JÁ DEIXOU O HOSPITAL E VOLTOU PARA EMFAQUE.

Por Homero Sérgio / Querência Hoje
Publicado por Meider leister / AGUA BOA NEWS




Numa mobilização sem precedentes em Querência, no dia de ontem que mobilizou a SEMEC, a EMFAQUE e a Secretaria de Saúde de Querência, foram levados para o Hospital San Diego nada menos que 50 pessoas entre alunos, professores, funcionários e até a Diretora da entidade Alda Wentz, que chegou a desmaiar na parte da manhã na escola. Os sintomas eram de diarréia, vômitos e dores de cabeça .

Durante todo o dia de ontem, alunos foram sendo conduzidos ao hospital para tomarem soro e medicação. Mas após o almoço uma decisão correta tomada pelos médicos, foi solicitado o regresso de todos para o hospital com a determinação de permanecerem por 12 horas de observação já que os motivos da intoxicação ainda não tinham identificados e exames eram feitos. Enquanto isso a escola informava aos pais o andamento do problema e cuidava dos alunos que ficaram na EMFAQUE com o empenho de todos os funcionários que foi comovente.

Os funcionários passaram o dia e a noite se revesando no atendimento aos alunos tanto no hospital como na escola.

Em entrevista exclusiva ao QUERÊNCIA HOJE, a Drª Rose Miranda disse por volta de 23 horas que ela suspeita que seja intoxicação alimentar, que pode levar a uma infecção e por isso resolvemos deixar todos em observação, mas não descarta um quadro viral mas isso é mais comum atingir uma região maior, mas só mesmo os exames poderão provar o que motivou essa crise.

Fato é que o Hospital San Diego ficou com corredores lotados de alunos que foram instalados em colchões e com ventiladores tomando soro e medicação adequada e sendo atendida durante toda a madrugada. Colchões, roupas e outros objetos foram trazidos pelos professores e voluntários.

Toda equipe do Hospital foi mobilizada na área de enfermagem e na noite de ontem por volta de 23 horas Dr Kalil supervisionava os pacientes e orientava as equipes o que incluia também voluntários que passaram a noite ajudando.

A reportagem do QUERÊNCIA HOJE teve acesso ao local e fotografou o verdadeiro mutirão de atendimento no início da madrugada que estava calma.

A Secretária de Educação Janet Thomas esteve presente no início da madrugada e conversou com alunos assim como o secretário da Saúde João Pizzi a todo momento acompanhava a evolução do quadro de saúde dos meninos e meninas da EMFAQUE. Estiveram no hospital também os advogados Wilmar Jacob e Ágheda que conversaram com a Janet Thomas da SEMEC e com o Dr. Kalil Jacob.

O professor técnico agrícola responsável pela Hidroponia Judney, também foi internado no começo da madrugada.

Hoje pela manhã 90% todos alunos já tinha sido liberados e já voltaram para a escola e apenas 10 continuam em observação.

VEJA AINDA HOJE IMAGENS EXCLUSIVAS DO MUTIRÃO MONTADO NO SAN DIEGO NAS FOTOS DE HOMERO SERGIO ESPECIAL PARA O QUERÊNCIA HOJE.

Programa Meu Lar - Uma casa por hora, exposição do programa em Água Boa

10/02/2009 às 16h25m
Reportagem e imagens de Kassu
AGUA BOA NEWS





Aconteceu na manhã desta terça-feira 10/02/2009 na Câmara Municipal de Água Boa exposição do Secretário Adjunto de Vias Urbanas Joaquim Curvo e demais técnicos da Secretaria de Infra-Estrutura (SINFRA) do Programa Meu Lar.

O programa funciona como um guarda-chupa que diversifica em outros, dependendo da rentabilidade social.

Meu Lar


O Meu Lar é um programa que faz parte da Política Estadual de Habitação do Governo do Estado de Mato Grosso. É desenvolvido socialmente pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social – SETECS, normatizado pela Lei 8.221/04, regulamentado pelo decreto 8.187/06, cabendo à Secretaria de Estado de Infraestrutura - Sinfra - a responsabilidade pela construção da moradia.

As casas seguem o padrão popular, sendo 39,64 metros quadrados de área construída, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Para participar do programa, o interessado deve residir há mais de dois anos no município, ter renda familiar de até dois salários mínimos, não ser proprietário de imóvel urbano ou rural nem ter sido beneficiado por qualquer programa habitacional, seja municipal, estadual ou federal e também famílias que tenham em sua composição idosa, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência ou doença crônica, bem como famílias chefiadas por mulheres, sendo estas duas últimas modalidades privilegiadas pela prioridade de atendimento.

O primeiro passo é procurar pela prefeitura do município, através da Secretaria de Ação Social e Comissão de Habitação, que é formada por igrejas, Rotarys, Lions, Maçonaria, Conselho do Trabalho e Empaer.

De acordo com dados da Sinfra, em todas as modalidades do Meu Lar (Fethab, BMC, Morar Melhor, PAR, Casa Fácil, Intermat/Incra), o programa já construiu mais de 43.901 casas populares, entre 2003 e 2008.

Além das modalidades núcleo habitacional e bolsa material de construção, o Governo do Estado também prioriza o atendimento aos idosos e portadores de deficiência nas outras modalidades do "Meu Lar", inclusive no Programa de Arrendamento Residencial (PAR).

A CEF é responsável pelo processo de análise e aprovação dos cadastros dos candidatos ao PAR e a Setecs cuida dos sorteios e entrega das unidades. Todas as famílias interessadas em se inscrever devem procurar as Comissões de Habitação sediadas nos municípios (Secretaria de Ação Social).

A documentação necessária é: Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título de Eleitor, Certidão de Casamento (se for casado), Certidão de Nascimento das crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos, declaração de que não possui casa ou terreno em caso de participação nas modalidades Núcleo Habitacional, Morar Melhor, Meu Tetêo e Tô Feliz, documentação do terreno em nome do titular ou do cônjuge (se for para a modalidade de Bolsa Material de Construção - BMC), declaração de renda e declaração de residência no município há mais de dois anos.

ESPECIAL

Meta da Sinfra é construir cerca de 18 mil novas casas em dois anos

Este é o governo que mais construiu habitações populares em toda a história de Mato Grosso. Só entre 2007 e 2008, foram 12.927 novas moradias nos principais programas habitacionais do governo. Ainda assim, esta gestão quer mais. Como consequência disso, o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Vilceu Marcheti, resolveu dar a largada para o maior programa habitacional da história de Mato Grosso.

A partir do princípio de que um dia tem 24 horas e um biênio 730 dias e que esses dias perfazem um total de 17.520 horas, o titular da Sinfra e sua equipe técnica resolveram fixar esse número como sendo a meta de casas a serem construídas durante os dois últimos anos de mandato da gestão Blairo Maggi. Ou seja, a Sinfra e o governo não vão descansar enquanto não terminarem de construir 17.520 casas, uma por cada hora dos próximos dois anos.

Todas essas obras vão fazer parte do Programa Meu Lar, criado pelo Governo do Estado ainda em seu primeiro mandato e ampliado ano a ano, até chegar a esta nova meta. Uma casa por hora até o final do mandato significa 17.520 casas até o dia 31.12.2010.

O Programa Meu Lar faz parte da política estadual de habitação do governo do estado de Mato Grosso e é desenvolvido socialmente pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), normatizado pela Lei 8.221/04, regulamentado pelo decreto 8.187/06. A responsabilidade pela construção das casas é de responsabilidade da Sinfra.

Esse programa visa atender famílias em situação de vulnerabilidade social e é dividido em cinco modalidades: Núcleo Habitacional (NH), Bolsa Material de Construção (BMC), Morar Melhor, Tô Feliz e Meu Teto. Três por cento do total das unidades habitacionais de todas as modalidades do programa são destinados a pessoas idosas e outros três por cento a pessoas com deficiência ou doença crônica.

Do programa Meu Lar faz parte, ainda, o Programa de Arrendamento Residencial (PAR), financiado pela Caixa Econômica Federal e o Casa do Índio, programa que constrói casas em madeira, de formato cilíndrico, com varanda, banheiro banheiro externo e área interna de 32 m2, num total de 65 m2 de área construída de 65 m2 . Essas casas foram projetadas tendo-se em vista o respeito à cultura dos próprios ameríndios, que costumam usar esse tipo de arquitetura em suas construções próprias. As madeiras utilizadas nessas casas são o cambará e a itaúba.

Para execução dessas obras, os recursos financeiros advêm do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e do Governo Federal, via convênios com o Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Habitação, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Em seu objetivo de reduzir em pelo menos 60% o déficit habitacional de Mato Grosso – que hoje é de 91.481, segundo dados da Sinfra. Somadas as 17.520 das novas metas às outras 43.901, serão 61.421 novas casas construídas ao final do mandato do atual governo.

Veja abaixo imagens dos representantes de cada município que presenciaram a exposição dos técnicos do Sinfra:


Equipe da Secretaria de Ação Social de Água Boa
com futura secretária Neuza de Almeida (blusa rosa)


Marilei Bier ( Nêga) vice-prefeita de Canarana

De Campinápolis Helvécio Dimas Feliciano Sec. de Ação Social e
Ludjanne Pires da Silva Assistente Social

Edivaldo Celestino Barbosa chefe da Divisão de Assist. Social e
Presidente da Comissão Habitacionl de Nova Xavantina

Prefeita de Nova Nazaré Railda de Fátima Alves e Secretária de Ação Social

Eni Terezinha da Silva Secretária de gabinete do Presidente da Câmara de Canarana

Também de Canarana vereador Chico Redeiro, Marcia Apª Carvalho Assistente Social e
Stefânia Mª Pires Sec. de Ação e Promoção Social

1ª dama de Gaúcha do Norte Marli Aléssio
e Prefeito Nilson francisco Aléssio

Blaice Assistente Social e vice-prefeita de Ribeirão Cascalheira
Altamira Nunes Vieira

Fernanda F. Melo Assit. Social e 1ª dama de Cocalinho Eliane Pereira de Barros

Joel Ferreira vice-prefeito de Bom Jesus do Araguaia,
Jusué França (Construtora Tayana) e Uiris Oliveira

Também presente na reunião o Norberto Zeicller Secretário de Relações Públicas do município de Gaúcha do Norte a quem pedimos desculpa, pois não publicamos a foto porque ficou sem qualidade.

Polícia de Canarana localiza veículo dublê em poder de Diretor do Ciretran

10/02/2009 às 15h15m
Publicado por Kassu /AGUA BOA NEWS
Texto de Inácio Roberto / Rádio Interativa


O veículo encontra-se preso no estacionamento da Delegacia Judiciária Civil de Canarana



Carro clonado apreendido em poder do Diretor do Ciretran e empresário Edmilson Lopes Neves
Placas: JHA - 5185 de Brasília - DF
Fotos: AGUA BOA NEWS

Um veículo Cros Fox 2.006, placas de Brasília/DF, suspeito de clonagem foi apreendido pela Polícia de Canarana. As forças policiais da região receberam informações da Polícia Civil de Brasília, de que havia um veiculo dublê na região. O veículo estava em poder de Edmilson Lopes Neves, chefe da Ciretran da cidade. O veículo original está em poder da legítima proprietária, Luzinete Siqueira de Lima em Brasília, enquanto que o clonado também aparece em nome da mesma proprietária. O clone só foi descoberto depois que a proprietária recebeu notificações de multa em cidades como Goiânia. Luzinete disse que jamais tinha viajado para essa cidade. A partir daí, a polícia passou a investigar o caso até localizar o veículo dublê em Canarana. Além disso, o Fox de Canarana tem sinais aparentes de adulteração de chassis.

O delegado de polícia de Canarana, Marcelo Fernandes Jardim instaurou inquérito policial para apurar o caso. Ele disse que só ampla investigação pode determinar os responsáveis nesse caso.

O departamento de jornalismo da Rádio Interativa tentou localizar na manhã de hoje, terça-feira, por telefone, Edmilson Lopes Neves, mas não conseguiu. Seu irmão, Marcelo, declarou no entanto, que a família possui diversos bens e não tem necessidade de se envolver com esse tipo de situação. Pelas informações preliminares da polícia, Edmilson adquiriu o veículo em Brasília. O vendedor é quem deve ser responsabilizado pelas possíveis irregularidades. Contra Edmilson, pode apenas ocorrer inquérito por receptação, disse o delegado, se ao final das investigações, tais fatos se concretizarem.

ÁGUA BOA – A descoberta de veículos clonados e com outras irregularidades tem aumentado nos últimos tempos no Araguaia, fazendo muitas vítimas. Veículos suspeitos de adulterações foram apreendidos pela polícia em Água Boa, Cocalinho e em Confresa. Pode estar ocorrendo um derrame de veículos com problemas de documentos em toda a região, especialmente quando são adquiridos no estado de Goiás.

Mais informações a qualquer momento...

Médico condenado por assédio contra pacientes em Água Boa

TJ confirma condenação de médico por assédio contra pacientes

Publicado por Kassu
AGUA BOA NEWS

Autor: 24 Horas News

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve inalterada sentença original de Primeira Instância que condenou um médico do município de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá) ao cumprimento de pena pelo crime de atentado ao pudor mediante fraude, praticado contra uma paciente. O médico, cujo nome e nem número do processo foi revelado, deverá cumprir pena de um ano e sete meses de reclusão, convertida a duas penas restritivas de direitos, consistentes na prestação pecuniária e serviço à entidade pública.

Segundo a assessoria do TJ, a prestação pecuniária foi estipulada atendendo a natureza e o grau da lesão causada ao patrimônio imaterial da vítima, ficando estabelecido o valor de R$ 50 salários mínimos, caso o réu venha a ser condenado em eventual ação de reparação civil, nos termos do parágrafo 1º do artigo 45 do Código Penal. Quanto à prestação de serviço à entidade pública, ficou estipulado que o médico deverá cumprir uma hora diária de trabalho durante o período da pena, isto é, um ano e sete meses.

A vítima, que também não teve sua identidade revelada, teria procurado o centro médico do Município para realizar uma consulta. Após entrar no consultório, o médico teria trancado a porta e começado a questioná-la sobre o problema, fazendo várias perguntas sobre o relacionamento da vítima com o marido dela, com palavras de baixo calão. Segundo o relato da vítima, ao examiná-la o médico teria passado a mão em seu seio “de jeito muito diferente do exame de mama”. Logo em seguida, teria acariciado as suas partes íntimas, inclusive falado que ela o deixava muito excitado. O ocorrido com essa mulher, conforme o apurado nos autos, não seria um caso isolado, pois outras mulheres também testemunharam sobre os abusos que teriam sofrido.

O médico, em suas alegações, pleiteou a absolvição sob o argumento que jamais poderia ser condenado com base em indícios, visto que não teria praticado crime algum. No mérito, aduziu que a vítima seria uma pessoa com problemas psicológicos e que seu depoimento não seria suficiente para validar as provas que lhe serviram de incriminação. Em relação aos crimes alegados por outras pessoas, alegou que eram uposições, não existindo nada de concreto a ser utilizado como prova para a condenação.

No entanto, para a relatora do recurso, juíza substituta de Segundo Grau Graciema Ribeiro de Caravellas, a tese de negativa de autoria não mereceu credibilidade, pois se encontrou divorciada do conjunto probatório, que trouxe coerente relato da vítima em ambas as fases do processo, em perfeita sintonia com as testemunhas. A relatora esclareceu ainda que outro fator importante é que testemunhas nem se conheciam trouxeram elementos idênticos sobre a conduta do médico, que se valeu da situação de fragilidade da vítima sob seus cuidados profissionais para violar a intimidade da paciente, com ato libidinoso diverso da conjunção carnal.

O voto da relatora foi acompanhado pelos desembargadores Rui Ramos Ribeiro (revisor) Shelma Lombardi de Kato (vogal).

As dez mais de 10 de fevereiro

Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2009 às 12h49m
Por Kassu
AGUA BOA NEWS


Boa tarde,
Este é um roteiro do que há de mais relevante nos principais jornais do país hoje.
Boa leitura.


EUA
1. Obama lança ofensiva para aprovar pacote contra a crise

O principal assunto do dia é a campanha que o governo Obama fará no Congresso para tentar aprovar o pacote de estímulo à economia. Em entrevista coletiva ontem, Obama afirmou que "a crise pode se tornar uma catástrofe" caso o Congresso rejeite o plano. Para o jornal The New York Times, a coletiva de Obama foi a principal arma do governo na ofensiva em favor do pacotão, que incluiu viagens e discursos parecidos com os da campanha. O novo presidente sabe que precisa mostrar aos políticos republicanos e ao povo que a crise está ficando cada vez mais séria. Só assim conseguirá aprovar o plano e criar novas ferramentas para colocar a economia de volta nos trilhos.


2. Gasto total pode passar de US$ 1,5 trilhão

Uma reportagem do jornal The Washington Post que ouviu congressistas e funcionários da administração federal calcula que o gasto total, de dinheiro público e privado, com as novas medidas de Obama deve passar de US$ 1,5 trilhão. Segundo o Post, uma das iniciativas do novo plano é a criação de um sistema de parcerias público-privadas que pode levantar até US$ 500 bilhões para financiar a compra de ativos tóxicos a juros baixos. A outra iniciativa é o reforço do programa do Federal Reserve (o Banco Central americano), que tem como objetivo facilitar os empréstimos para consumidores, estudantes e compradores de carros. A terceira seria a ajuda direta aos bancos. É aguardar para ver as novidades de Obama e sua equipe.


Economia
3. Produtividade cai e desemprego bate recorde na indústria

Os números da indústria divulgados ontem mostraram como o setor foi duramente atingido pela crise no fim de 2008. Reportagem do Valor Econômico destacou que a produtividade da indústria no ano passado teve crescimento de apenas 1,2%, bem abaixo dos 4,1% registrados em 2007. Já a Folha (para assinantes) colocou em sua manchete que o recuo de 1,8% no emprego na indústria em dezembro foi recorde desde o início da série histórica, em 2001. Para piorar o cenário, um analista ouvido pelo Valor acredita que "o grosso do ajuste" do desemprego ainda não tenha ocorrido em dezembro. Más notícias serão reveladas nos primeiros meses do ano.


Política
4. Dono do castelo, Edmar Moreira quer "blindar" mandato

O deputado Edmar Moreira (DEM-MG), que complicou sua vida por conta do famigerado castelo no interior de Minas, renunciou à Corregedoria e à segunda vice-presidência da Câmara, mas não quer perder o mandato. A estratégia, informa o Estadão, é pedir ao Tribunal Superior Eleitoral a desfiliação do partido antes que o próprio DEM o expulse, o que deve acontecer hoje. Edmar já sabe que, se for expulso, o DEM deverá ingressar com pedido no TSE para reaver o mandato, usando a jurisprudência de que o cargo pertence ao partido, não ao político. Edmar vai usar o argumento de "grave discriminação pessoal" para justificar a desfiliação.


5. Governo dá 20 anos para prefeitos pagarem dívidas com a Previdência

O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, a ser realizado nesta terça-feira em Brasília, deverá ser marcado por um pacote de bondades do governo federal. A principal delas, informa O Globo, é a possibilidade de os prefeitos parcelarem em até 240 meses dívidas com o INSS. A medida não é nova, já foi adotada duas vezes nos últimos dez anos, mas será retomada para beneficiar até mesmo aqueles que já haviam aderido ao pacto e não pagaram as parcelas. Para os municípios da Região Norte, o governo promete regularizar terras do Incra no entorno de 400 cidades da Amazônia Legal e repassar ao poder municipal para a construção de equipamentos urbanos.


Brasil
6. Aeroporto de Coari (AM) admite não fiscalizar voos

O aeroporto de Coari (AM), de onde partiu o avião Bandeirante que caiu em Manacapuru e matou 24 pessoas, não faz nenhuma fiscalização dos voos, segundo o diretor do Departamento Aeroportuário de Coari, Eufrázio Azevedo Filho. Se houvesse algum controle, pelo menos poderia ser evitado o excesso de passageiros na aeronave (se isso foi uma das causas da queda, porém, só uma investigação mais aprofundada poderá mostrar). O Estadão conta que até agricultores costumam atravessar a pista durante as decolagens em Coari. Pode parecer absurdo, mas não é surpresa diante da realidade de descaso dessas pequenas pistas de pouso no interior do país. O responsável por este blog sabe, por exemplo, que jovens motoristas de uma cidade no oeste de Minas Gerais utilizam a pista do aeroporto local para aprender a dirigir, sem ninguém para os incomodar.


Mundo
7. Israel deve dar guinada à direita nas eleições de hoje

Os israelenses vão às urnas hoje para escolher seu novo primeiro-ministro, em meio à incerteza sobre como o governo tem de lidar com o conflito na Faixa de Gaza. O ex-premiê Binyamin Netanyahu, do partido direitista Likud, lidera as pesquisas, mas sua vantagem ante a ministra de Relações Exteriores, Tzipi Livni, do centrista Kadima, ficou bem apertada às vésperas do pleito. O analista do jornal Haaretz Yossi Verter afirma que a disputa será decidida a favor de quem tiver mais organização para atrair os eleitores indecisos. Depois, o maior desafio é formar uma coalizão que torne o país governável, e nesse ponto Netanyahu parece ter mais capital político que Tzipi.


8. O desencanto dos eleitores árabes com o pleito em Israel

Israel tem 1,2 milhão de habitantes de origem árabe, o que representa 17% da população. Mas esse considerável grupo não está muito preocupado com as eleições de hoje. Uma reportagem do jornal Jerusalem Post mostra que muitos árabes-israelenses pretendem boicotar o processo eleitoral por várias razões, entre elas um sentimento de perseguição por parte das autoridades eleitorais (os partidos árabes chegaram a ser banidos da disputa sob a acusação de ligação com o Hamas, mas depois foram reintegrados) e a falta de poder político das legendas árabes no parlamento. Nas eleições de 2006, a participação dos árabes nas urnas foi de apenas 56%, o menor índice da história. Não será surpresa se essa marca negativa for superada desta vez.


Irã
9. Ahmadinejad abre portas para diálogo com os EUA

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, fez um surpreendente aceno para possíveis negociações com o presidente americano, Barack Obama, durante um discurso em comemoração aos 30 anos da Revolução Islâmica. "A nova administração dos EUA anunciou que deseja refazer o curso do diálogo. Está claro que a nação iraniana recebe bem a ideia de mudanças reais”. Segundo o jornal britânico The Guardian, Ahmadinejad disse que o terrorismo, o banimento de armas nucleares e a reestruturação do Conselho de Segurança da ONU estariam na lista de assuntos de um possível encontro entre os dois. Dada a personalidade do líder iraniano, é bom manter a cautela, mas não deixa de ser uma ótima notícia para Obama - e para o mundo.


Futebol
10. Felipão é demitido e Dunga fica na berlinda

O clássico entre Brasil e Itália, às 17h45 (horário de Brasília) de hoje, em Londres, era para ser só mais um amistoso, mas "ganhou ares de decisão" para o técnico Dunga, diz O Globo. Tudo porque Felipão, demitido ontem do clube inglês Chelsea, pode começar a fazer uma "sombra" muito grande para o treinador da seleção, que está longe de ser unanimidade. Dunga fez questão de elogiar o trabalho do colega e torce para que ele arrume emprego o quanto antes - e que, de preferência, não seja o dele mesmo. Um eventual mau resultado do Brasil nesta tarde pode aumentar ainda mais a pressão.

Nova Mutum: polícia recupera R$ 750 mil de banco

09/02/2009 às 09h18m
Por Kassu
AGUA BOA NEWS


A polícia recuperou cerca de R$ 750 mil roubados ontem do Banco do Brasil ao localizar na mata (50 km de Nova Mutum) o esconderijo da quadrilha. Conforme Só Notícias já informou, um ladrão foi morto na troca de tiros. A polícia também apreendeu uma metralhadora, um fuzil e duas pistolas que eles deixaram no 'acampamento' quando os policiais se aproximaram. Eles estavam com fogão, cozinha e comida para aproximadamente 5 dias. A polícia acredita que sejam 8 integrantes da quadrilha.

As equipes permaneceram a madrugada cercando a mata. Um helicóptero da PM reforça as buscas.(Só Notícias)

Índios xavantes Marãiwatsede liberam a BR-158

10/02/2009 às 09h10m
Publicado por Kassu
AGUA BOA NEWS



Índios da etnia Xavante desbloquearam a BR-158, por volta das 20h desta segunda-feira, perto do distrito de Nova Suiá, em Alto Boa Vista (a mil quilômetros de Cuiabá).

A rodovia dá acesso também aos municípios de São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica e ao estado do Pará. Durante o bloqueio, que começou ás 16h, dezenas de carros de passeio, ônibus e caminhões carregados ficaram parados na estrada. Alguns tiveram que voltar para a cidade de Alto Boa Vista.

Protesto
Os índios protestavam contra um incêndio que destruiu um ônibus usado para o transporte na aldeia.

Os índios protestavam contra um incêndio que destruiu um ônibus usado para o transporte na aldeia. O veículo estava estacionado em um posto da região e amanheceu queimado. A polícia ainda não sabe o que provocou o incêndio. Peritos da cidade de Barra do Garças (a 516 quilômetros de Cuiabá) investigam as causas do incêndio. Ninguém ficou ferido.

A aldeia tem aproximadamente 600 índios, mas os policiais civis e militares que estão no local não sabem ainda quantos índios estão participando do bloqueio.
(Com informações da TVCA)

Índios xavantes Marãiwatsede bloqueiam a BR-158 próximo a aldeia no distrito de Nova Suiá (Posto da Mata)

10/02/2009 às 08h22m
Por Kassu
AGUA BOA NEWS


Cacique Damião (foto ao lado)

Índios da etnia xavante estão bloqueando a BR-158, na altura do distrito Nova Suiá, município de Alto Boa Vista, distante 1058 quilômetros de Cuiabá. O bloqueio é total e os xavantes não liberam nenhum tipo de veículo.

O local do bloqueio fica a 30 quilômetros da sede do município. A rodovia dá acesso aos municípios de Alto Boa Vista, São Felix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Confresa, Vila Rica e ao estado do Pará. Dezenas de caminhões carregados de soja e gado, ônibus e veículos de passeio estão retidos no bloqueio. Alguns estão voltando para a cidade de Alto Boa Vista. Não há previsão para liberação da estrada.


O bloqueio começou às 16h desta segunda-feira. O protesto dos índios se deu em razão de um incêndio que destruiu um ônibus usado para o transporte na aldeia. O veículo estava estacionado em um posto da região e amanheceu totalmente queimado. A polícia ainda não sabe a origem do incêndio. Peritos da cidade de Barra do Garças estão se deslocando para à região para investigar as causas do incêndio. Ninguém ficou ferido.

A aldeia tem aproximadamente 600 índios, mas os policiais civis e militares que estão no local não sabem ainda quantos índios estão participando do bloqueio.

Uma opção de quem está viajando pela região, no sentido Cuiabá - Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia é fazer um desvio por uma estrada estadual 100 km após Ribeirão Cascalheira (Alô Brasil), passando pela cidade de Bom Jesus do Araguaia. O desvio aumento o percurso em 60 quilômetros e a estrada é ruim. Apenas veículos pequenos passam pelo local. Caminhões e carretas não passam pela estrada.

Vila Rica faz divisa com o estado do Pará. As primeiras cidades paraenses logo após a divisa com Mato Grosso são a Vila Mandi e Santana do Araguaia.

Sabe por que o protesto?

Por Mércio Gomes

Os Xavante da Terra Indígena Maraiwatsede, localizada a 150 km a oeste de São Felix do Araguaia, estão em pé de guerra. Fecharam a BR-158 que passa por dentro dessa terra, impedindo o fluxo do trânsito que liga o Mato Grosso ao Pará, pelo lado entre os rios Xingu e Araguaia.

Sabe por que? Porque vândalos que teimam em continuar morando naquela terra indígena queimaram o ônibus que era deles, por doação da Funai em 2006, e que servia para buscar suas crianças e levá-las a escolas localizadas na sede do município de Bom Jesus. O ônibus estava estacionado num posto de gasolina que fica dentro da terra indígena, deixado pelos índios para conserto.

Queimaram o ônibus porque têm um ódio mortal dos Xavante por eles terem voltado à sua terra de origem, a qual está demarcada e homologada, mas de onde eles haviam sido expulsos desde 1968-69.

A história dos Xavante dessa terra indígena é heróica. Eles foram os últimos a serem contatados, por volta de 1957. Viviam nessa área de terra fértil, onde o cerrado começa a dar vez à mata. Terra cobiçada, que foi "comprada" por uma empresa paulista, a Ometto, em 1961, onde foi estabelecido uma fazenda que ficou com o nome hoje lendário de "Fazenda Suiá-Missu", porque por aqui nasce o rio que desemboca no rio Xingu. Tinham sua grande aldeia perto de onde hoje estão os restos da fazenda.

Em 1965, a Fazenda Suiá-Missu estava a todo vapor. Eles queriam tirar os Xavante de lá. Foi fácil. Convenceram os militares que comandavam o SPI e os padres salesianos da Missão Salesiana localizada perto de Barra do Garças a retirar os Xavante. E assim o fizeram. Aos poucos foram convencendo os índios a se juntarem a outros Xavante, inclusive com a ajuda de Xavantes da Missão, que mal sabiam o que estavam fazendo.

Em 1969 aviões bandeirantes foram enviados para a sede da fazenda, e de lá os Xavante de Maraiwatsede (que significa "mato alto ou mato grosso") foram levados a um passeio que para muitos constituiu o fim de suas vidas. Com efeito, ao serem jogados na Missão Salesiana, eles contraíram sarampo e gripes, e em poucas semanas mais de 30 homens, mulheres e crianças haviam morrido.

Nos anos seguintes, os Xavante de Maraiwatsede foram espalhados pelas diversas terras indígenas que estavam sendo demarcadas. Os jovens foram crescendo e casando, os velhos morrendo.

Por volta da década de 1980 alguns começaram a esboçar seus desejos de voltar à terra natal. Enquanto isso, a Fazenda Suia-Missu foi vendida para a empresa petrolífera italiana AGIP.

Em 1992, durante a Conferência de Meio Ambiente realizada no Rio de Janeiro, chamada Rio 92, a AGIP, pressionada por antropólogos brasileiros e italianos, e vendo que essa fazenda não lhe dava lucros devidos, resolveu doar de volta aos Xavante a terra que lhes pertencia. Ao menos aquela que constituía os limites da Fazenda. 165.000 hectares numa forma muito irregular.

Os Xavante exultaram de alegria. Porém, mais que depressa, o gerente da dita fazenda, junto com os políticos das cidades vizinhas, como Boa Vista, São Félix, Bom Jesus, Ribeirão Cascalheira, se mancomunaram e abriram as porteiras da fazenda para aventureiros de todos os tipos. Foi uma corrida para ver quem tomava mais terras e assentava uma casa, derrubava a mata para uma roça e para um pasto, enfim, tomavam de conta do patrimônio indígena. Até um funcionário da Funai de São Félix do Araguaia pegou o seu quinhão irregular (em 2004, quando começamos a fazer a retomada dos Xavante, ele logo abriu mão de sua pretensão).

A Funai não marcou bobeira. Fez de tudo e conseguiu demarcar a terra indígena. O presidente Fernando Henrique a homologou, mesmo sabendo que estava toda tomada por invasores.

Os Xavante não fizeram por menos. Tentaram e tentaram voltar. Todo ano uma comitiva deles ia para a região para procurar um local para assentar suas famílias. Entretanto, sem forças para segurar uma pressão, desistiam e voltavam para onde estavam, em outras terras xavante. Em 2003, quando entrei na Funai, recebi uma delegação dos Xavante liderados por Damião e prometi-lhes que os apoiaria se eles quisessem fazer pressão para voltar. E assim foi.

Depois de ano e meio em que quase 300 Xavante fizeram acampamento na beira da estrada esperando uma oportunidade para entrar em suas terras, conseguiram. Dia glorioso, em julho de 2005.

Os Xavante de Maraiwatsede sabem o que querem. Hoje sua aldeia é a maior de todas. Vivem lá quase 900 índios, quase todos descendentes dos originais daquela terra indígena.

Recentemente visitei essa grande aldeia e fui recebido com festas pelos Xavante. Seus planos são de retomar todas suas terras incluídas na Fazenda Suiá-Missu. Seu território original vai além dessas terras. Mas os Xavante sabem esperar. Lutam com sabedoria e estratégia. Não se precipitam quando sabem que não vão conseguir seu objetivo. Mas, quando a hora é chegada, sabem o que fazer e não tem medo no coração.

A aldeia está bem servida de água potável e eletricidade. Há um telefone público. Os índios têm caminhão, tinham esse ônibus e fazem as roças mais bem feitas da região. Tem professores xavante ensinando as crianças pequenas a ler e escrever nas duas línguas, e mandam as mais velhas para o ensino médio na cidade de Bom Jesus.

Agora, vândalos queimaram seu ônibus. Não vai ficar por isso mesmo. É preciso que a Funai em Brasília lhes dê toda cobertura e apoio para punir os culpados e para obter novo ônibus.

Mutum: polícia acha esconderijo, dinheiro e armas de quadrilha

10/02/2009 às 08h03m
Publicado por Kassu
AGUA BOA NEWS


Policiais voltaram a trocar tiros, esta tarde, com a quadrilha que assaltou o Banco do Brasil, por volta das 11h, depois de localizarem, na mata (50 km de Nova Mutum), o local do acampamento da quadrilha. Ao perceberam a chegada da polícia, os bandidos abriram fogo e houve intenso tiroteio. Não houve mortes dos dois lados, mas os assaltantes fugiram levando as armas. Uma fonte de Só Notícias confirmou que no esconderijo deles havia cozinha, fogão com mantimentos para ficarem 5 dias na mata, além de mochilas com roupas. A polícia acredita que o bando passou os últimos dias no local onde planejou o assalto. Foram apreendidos dois fuzis .30 e 762 com muitas munições, duas pistolas, 10 coletes a prova de bala e dois sacos com dinheiro (quantia ainda não confirmada.

Veja vídeo do tireteio em frente ao banco e do acidente na fuga na reportagem a baixo nesta página:

Depois da perseguição a quadrilha, que roubou duas caminhonetes e um Fiat Siena usados na fuga e queimou uma das caminhonetes, a polícia cercou uma parte da mata onde eles entraram. Sete policiais iniciaram a varredura e trocaram tiros com o bando. Dois voltaram para pedir ajuda e acreditam que são 8 assaltantes. O helicóptero da PM está auxiliando mas, como a mata é fechada, há pouca visibilidade.

Além de soldados da PM e policiais civis, agentes da Força Nacional de Segurança estão ajudando na caçada. Apesar da violência e truculência, não houve reféns feridos durante o assalto. Na fuga, eles roubaram uma caminhonete S-10 que tombou na rotatória em frente ao banco. Um dos integrantes da quadrilha usou uma viatura da PM para fugir e, os demais, foram em uma caminhonete que acabou incendiada antes de entrarem na mata.( Só Notícias)

Bandidos colocam reféns em caminhonete e fogem
(Ray Silva/ Alvorada)


Após caminhonete tombar, fuga foi em viatura da PM
(Ray Silva/ Alvorada)


Durante assalto, clientes foram obrigados a ficar em fila na frente do banco
(Ray Silva/ Alvorada)

Nova Mutum: bandido morre em tiroteio; veja vídeo do assalto

10/02/2009 às 07h48m
Publicado por Kassu
AGUA BOA NEWS



Um dos assaltantes do Banco do Brasil de Nova Mutum morreu, no início da noite, na troca de tiros com policiais na mata próximo ao esconderijo da quadrilha (50 km de Nova Mutum). A identidade dele ainda não foi cofirmada. Policiais civis, militares e da Força Nacional continuam no local em busca dos demais envolvidos. Conforme Só Notícias já informou, os policiais chegaram ao local onde o bando ficaria escondido, houve troca de tiros, eles fugiram deixando duas metralhadoras, dinheiro e comida.

Um cinegrafista amador filmou a ação dos bandidos no banco, tiroteio com policiais, acidente na fuga, o pânico de reféns e pessoas que estavam na agência e as imagens foram inseridas em um site de vídeos. (Só Notícias)

Veja o video:

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Notícias de Campinápolis

Por Meider Leister
AGUA BOA NEWS



Região do Cachoeira recebe ponte nova


O prefeito Altino Rezende trazendo melhoria nas pontes, facilitando trafegabilidade do povo da Região Cachoeira a 23 km de Campinápolis.

A MT 251,que liga Campinápolis a Nova Xavantina recuperada.

O prefeito Altino Rezende continua o trabalhoA MT 251,que liga Campinápolis a Nova Xavantina recuperada, e agora começa nas rodovias municipais.

Sendo encabeçada a ponte do córrego da onça na tarde de domingo dia 8 fevereiro, o prefeito foi até o local onde esta sendo feito a obra, moradores da região foram até o local parabenizar o prefeito Altino.

Vereador Lucas Mayron, Secretário de Transporte Lorival Tobias (nego), Secretário de obras Alberto Oliveira e o Prefeito Municipal Altino Rezende na foto com moradores da região.






Ônibus Escolares de Campinápolis reformados

A frota de ônibus escolar de Campinápolis, totalmente reformada todos os veículos em perfeita condições para transportarem os alunos do município ,dando a eles conforto e segurança.



Com informações do vereador Lucas Mayron (Campinápolis News)

Protesto reúne amigos de vítimas no PR

Edição de Kassu / AGUA BOA NEWS

O estudante Osíris del Corso, que morreu ao defender a namorada em praia do paraná, foi homenageado por familiares e amigos em Curitiba.

Felipão lamenta demissão precoce e diz que continuará morando em Londres

Em nota oficial, técnico agradece pelos sete meses que passou no Chelsea

Publicado por Meider Leister / AGUA BOA NEWS


Felipão teve aproveitamento de 62% dos pontos disputados com o Chelsea

Pouco depois de ser demitido pelo Chelsea, o técnico Luiz Felipe Scolari divulgou uma curta nota oficial nesta segunda-feira sobre os sete meses que ficou nos Blues. Além de lamentar a decisão do clube, o brasileiro afirmou que seguirá morando em Londres:

- Agradeço a oportunidade de ter trabalhado no Chelsea e no futebol inglês. Foi uma experiência muito valiosa. Lamento que a convivência com todos não tenha sido duradoura. Desejo sorte para o Chelsea nas três competições que está disputando. Aproveito para informar que seguirei morando em Londres – disse Scolari, acrescentando que “em breve” falará com a imprensa.

Felipão assumiu os Blues em julho do ano passado, após ter deixado a seleção portuguesa. O brasileiro chegou a anunciar sua ida para o Chelsea durante a Eurocopa na Grécia. Segundo a assessoria de imprensa do técnico, Scolari não deverá acertar com nenhum time, ou seleção, até junho.

Em sua passagem pela Inglaterra, Felipão não conseguiu vencer um clássico. O treinador brasileiro comandou o Chelsea em 36 partidas oficiais, com 19 vitórias, dez empates e sete derrotas, e teve um aproveitamento de 62% dos pontos disputados. Desempenho semelhante ao conseguido à frente da seleção portuguesa, seu último trabalho como técnico (63% em 31 jogos).

GLOBOESPORTE.COM Londres

Briga entre torcedores do Goiás e do Vila Nova deixa três mortos em Goiânia (GO)

09/02/2009 - 15h47

Publicado por Kassu / AGUA BOA NEWS


Três pessoas morreram a tiros durante uma briga entre as torcidas organizadas dos times Vila Nova e do Goiás no bairro de Jardim Curitiba 4º, na região noroeste de Goiânia (GO), na madrugada de domingo (8). Uma pessoa ficou ferida na cabeça e já recebeu alta do hospital.

O torcedor do Goiás Diego Carlos de Almeida, 19, um dos líderes da torcida organizada Força Jovem, foi preso suspeito dos três homicídios e da tentativa do quarto.

Almeida, que foi identificado por testemunhas, foi preso durante uma confusão dentro de um ônibus horas depois da briga. Em depoimento à polícia, ele nega envolvimento com os crimes.

Segundo o delegado-chefe da assessoria de comunicação da Polícia Civil de Goiás, Norton Luiz Ferreira, três armas foram apreendidas em casas de amigos de Almeida, sendo que uma delas pode ter sido usada nos crimes.

Um rapaz conhecido como Ratinho também é suspeito de participação nos homicídios, mas ele ainda não foi encontrado pela polícia.

De acordo com informações apuradas pela Polícia Civil do Estado, a confusão começou quando os torcedores do Goiás invadiram uma festa de aniversário para revidar provocações feitas pela torcida do time rival.

Durante a briga generalizada, os torcedores do Vila Nova Rafael Vieira Figueiredo, Jaderson de Souza e Ari Aranha Júnior foram mortos a tiros. Uma quarta vítima também foi atingida, mas já foi liberada pelo hospital. Os torcedores do Goiás fugiram antes da chegada da polícia.

Menores de idade

Por volta das 11h do domingo, a Polícia Civil foi ao local apurar os crimes. No mesmo horário, torcedores do Goiás passaram pelo local dentro de um ônibus e começaram a atirar rojões em direção aos policiais e às testemunhas. Um motociclista, que seguia o ônibus, utilizou também uma arma de fogo.

Houve pânico e correria, mas ninguém ficou ferido. O ônibus foi parado logo em seguida e mais de 50 pessoas foram levadas para o 22º DP, sendo que 30 delas são suspeitas de estarem envolvidas com os tiros.

Onze pessoas com menos de 18 anos foram apreendidas e encaminhadas à Depai (Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais). Outras 19 pessoas --maiores de idade-- foram autuadas suspeitas de formação de quadrilha, incitação ao crime, corrupção de menores e disparo de arma de fogo em via pública. Elas permanecem detidas no 22º DP.

Os homicídios serão investigados pela DEIH (Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios). (Folha Online)

Deputado do castelo não-declarado pede ao TSE desfiliação do DEM por justa causa

09/02/2009 - 16h35
Publicado por Meider Leister / AGUA BOA NEWS


GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília


Video Jornal Hoje



O deputado Edmar Moreira (DEM-MG) ingressou nesta segunda-feira no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com pedido de desfiliação do DEM por "justa causa", depois que o partido ameaçou expulsá-lo em consequencia das denúncias de que não declarou à Justiça Eleitoral um castelo estimado em R$ 25 milhões. A ação do deputado tem como objetivo evitar a perda do seu mandato uma vez que, pela regra da fidelidade partidária, o partido pode recorrer à Justiça para ter de volta a sua vaga na Casa se Moreira solicitar a troca de legenda.

O deputado afirma ser vítima de "perseguição política com grave discriminação pessoal" do DEM, por isso sustenta que vai deixar o partido --justificativa que, na sua opinião, é suficiente para que o mandato permaneça em suas mãos. Se fosse expulso da legenda, Moreira não perderia o assento na Câmara.

O parlamentar, porém, preferiu antecipar-se à decisão da legenda e pedir a desfiliação para minimizar o desgaste político da decisão. Ao pedir para sair do DEM, Moreira automaticamente abre brecha para que o partido recorra à Justiça para ficar com a sua vaga na Câmara --por isso o parlamentar usa o argumento de "perseguição política" junto ao TSE para não perder o mandato.

"O partido é que não está sendo fiel com o seu filiado, agindo por conveniência pessoal e utilizando meios para retaliar o exercício de uma prerrogativa democrática", afirma a defesa do deputado.

No documento encaminhado ao TSE, os advogados do parlamentar afirmam que "a discriminação pessoal ganhou contornos de substancial mudança do programa partidário, transformando-se em insustentável processo de ditadura partidária".

Moreira afirma que, ao eleger-se corregedor da Câmara com o apoio de mais de 200 deputados, o próprio partido "se mostrou publicamente insatisfeito" com a sua vitória democrática.

Polêmica

Moreira renunciou neste domingo à corregedoria da Câmara depois das denúncias de que não declarou à Justiça Eleitoral um castelo estimado em R$ 25 milhões. O deputado argumenta que o imóvel estava em nome de seus filhos, por isso não foi incluído na sua declaração de bens.

O deputado também é investigado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por apropriação ilegal de contribuições ao INSS feitas por seus empregados. Além de perder a vaga na corregedoria, Moreira se afastou da Mesa Diretora da Câmara depois de ter conquistado a segunda vice-presidência da Casa --cargo que assume, automaticamente, a Corregedoria.

O corregedor é responsável, entre outras funções, por encaminhar os pedidos de investigações sobre seus pares ao Conselho de Ética da Câmara.

Motociclista morre ao bater em carreta de soja

Publicado por Meider Leister/AGUA BOA NEWS

O acidente aconteceu na noite deste domingo, no KM-643, próximo ao Trevo de acesso a Lucas do Rio Verde.

Um homem morreu em um acidente, na BR-163, próximo a Lucas do Rio Verde (a 360 quilômetros de Cuiabá). O motociclista, Wilson Ferreira Santos (29), teria invadido a pista contrária e bateu de frente com uma carreta carregada de soja. A vítima morreu na hora. O condutor do caminhão não sofreu nenhum ferimento.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na noite deste domingo, no KM-643, próximo ao Trevo de acesso à cidade.

Fonte: ExpressoMT/TVCA

NOTÍCIAS DO ARAGUAIA

09/02/2009 às 15h16m
Publicado por Kassu / AGUA BOA NEWS

Noticias Interativa
Por Inácio Roberto



Cobra sucuri de 5 metros encontrada em represa na áre aurbana

ÁGUA BOA – No sábado a tarde (7/02), máquinas e homens da prefeitura foram chamados até a Represa às margens da BR-158, na saída para Nova Xavantina. No local, foi encontrada uma sucuri de 5 a 6 metros de comprimento. Geraldo Genovei, gerente de serviços urbanos solicita que a população tenha cuidado ao caminhar pelas margens do lago da represa. A presença da sucuri indica que animais silvestres ainda estão no local. A cobra que já estava morta foi conduzida pelos servidores da prefeitura para local adequado onde foi enterrada.

As fotos da sucuri serão publicadas em reportagem completa no Jornal Interativo, edição da próxima sexta-feira.



Polícia localiza veículo gol

ÁGUA BOA – Um veículo Gol Trend placas HJE 3235 de Belo Horizonte/MG, foi localizado em frente à Fazenda Real e Estância Bahia 3, neste sábado pela manhã. O Gol foi encontrado com sinais de arrombamento e com a chave no porta-malas. O veículo foi recolhido ao pátio do CISC local. A polícia vai tentar agora localizar o paradeiro de seu proprietário.



Casal morto em acidente é sepultado

NOVA XAVANTINA – Levados à sepultamento em Nova Xavantina, Valdoir José de Assis, 51 anos e sua esposa, Nilva Martins de Oliveira Assis, 50 anos. O casal morreu na noite de sábado na BR-158, KM 618, há cerca de 10km do PA Santa Maria, no sentido de Água Boa para Nova Xavantina. Valdoir e Nilva tripulavam uma moto Honda Titan CG 150, placas de Nova Xavantina, e ao entrarem na pista da BR-158, foram colhidos por um Scania Bi-trem que fazia o trajeto de Canarana para Santos, SP.

A polícia rodoviária federal informou que a moto cortou a frente do bi-trem e o acidente foi inevitável.



Polícia prende acusado de assalto em Querência

QUERÊNCIA – A Polícia Civil de Querência conseguiu prender no final de semana, o acusado de ter praticado assalto à Relojoaria Rubi daquela cidade. Logo após o assalto, iniciaram as investigações. A polícia deteve Luciene de Souza Santos. Ela estava conduzindo uma moto Bros placas NPC 5520 de Canarana, cor preta. Essa moto foi reconhecida como tendo sido utilizada pelo assaltante na fuga, logo após ter roubado cerca de R$ 65 mil em jóias.

Através de Luciene, a polícia chegou ao nome de Warlen Santana de Lima. O suspeito é quem foi acusado de ter praticado o assalto à mão armada à relojoaria no sábado último. Warlen foi preso na cidade de Ribeirão Cascalheira.



Polícia prende acusado de praticar 3 assaltos

ÁGUA BOA – A polícia civil prendeu no sábado (7/02), o assaltante que vinha praticando assaltos nos últimos dias. Pelo menos 4 assaltos ou tentativas de assalto foram registradas. O caso mais grave foi contra uma vítima que mora na Av. Roncador, no dia 31 de janeiro último. Todos os familiares foram trancados no banheiro e o marginal legvou diversos aparelhos eletrodomésticos e R$ 700,00 em dinheiro.

Trata-se de Adriano Alves 'Tuzinho' da Costa, 19 anos, que era conhecido da polícia quando menor de idade. Morou em Água Boa onde teria praticado vários furtos. Mais tarde, foi morar em Porto Alegre do Norte, e em Confresa, teria praticado latrocínio (roubo seguido de morte), com 17 anos. Foi internado em instituição de menores em Cuiabá, de onde saiu há poucas semanas e veio morar com parentes na Vila Nova, Água Boa. Imediatamente, voltou ao velho ofício da malandragem, praticando assaltos.

Os produtos dos roubos foram comercializados fora de Água Boa. As informações foram repassadas pelo delegado de polícia, Dr. Welber Batista. A polícia quer saber agora, a possível participação de um segundo elemento nos assaltos, bem como também o paradeiro dos objetos roubados.

Citrosuco encerra produção e demite mais de 200

A fábrica do interior paulista já ficou fechada durante boa parte da safra, em 2008, por falta de frutas

Por Kassu / AGUA BOA NEWS



A carência de matéria-prima, aliada a um processo interno de rearranjo na produção de suco de laranja, seriam os motivos
(Foto: Cedoc/RAC)


A Citrosuco, segunda maior processadora de suco de laranja do mundo, anunciou hoje o encerramento da produção na unidade de Bebedouro, planta industrial que será utilizada apenas para o armazenamento da bebida. Os 204 funcionários da unidade já começaram a ser demitidos.

A unidade foi adquirida em 2004 no processo de compra, pela Citrosuco e pela Cutrale, dos ativos de produção de suco de laranja da Cargill no Brasil. A fábrica do interior paulista já ficou fechada durante boa parte da safra, em 2008, por falta de frutas para serem processadas, justamente no município que no passado foi considerado a capital brasileira da laranja.

A carência de matéria-prima, aliada a um processo interno de rearranjo na produção de suco de laranja, seriam os motivos do encerramento da produção na unidade. Com isso, a produção de suco de laranja da Citrosuco no Estado de São Paulo será concentrada nas duas outras unidades da empresa, nas cidades de Limeira e Matão.

A Citrosuco pertence ao Grupo Fischer e tem ainda uma fábrica de suco em Lake Wales, na Flórida (EUA) e outra em Videira (SC), onde também produz suco de maçã. A companhia possui ainda o maior terminal do mundo de escoamento de suco, em Santos (SP), o maior terminal europeu, em Ghent (Bélgica), além de terminais em Wilmington (EUA) e Toyohashi, no Japão. A Citrosuco produz também óleos e essências, álcool a partir do bagaço e polpa cítrica, além do suco de laranja.

Sindicato
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bebedouro (SP) divulgou comunicado no qual repudia as demissões ocorridas na unidade da Citrosuco. Segundo o documento, o Grupo Fischer, controlador da empresa, agiu com 'desrespeito' com o sindicato e 'principalmente com os trabalhadores da referida empresa, dispensando os mesmos com uma fria carta recebida em sua residência, trazendo um grande transtorno e desconforto para seus familiares', informa.

Desde sábado, 208 empregados segundo o sindicato, foram demitidos e um total de 1 mil entre diretos e indiretos, contratados para a safra, deverão perder o emprego. O comunicado assinado pelo presidente da entidade, José Antonio Janotta, informou ainda que irá pedir a interferência do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, 'para que o mesmo tome medidas em beneficio do setor da citricultura', informou. Já a Citrosuco informou que irá se manifestar ainda hoje. (Ag.Estado)

PRF prende dois que furtaram caixas eletrônicos em GO, MS e MT

Por Kassu / AGUA BOA NEWS

Em Paranaíba, no km 89 da BR 158 à 00h30, foram presos pelo NOE - Núcleo de Operações Especiais da PRF Sharlon Alves Garcia, 33 anos, corretor, Rg/MS, e Sebastião Soares da Silva, 53 anos, autônomo, Rg /SC por participação em furto de caixas eletrônicos, uso de documento falso e constar Mandado de Prisão em aberto. Eles estavam no veículo VW/Saveiro, placa DXX 4628 – Santa Fé do Sul/SP. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local;

As apreensões foram realizadas após repasse de informações da Polícia Civil de Chapadão do Sul/MS de movimentação de quadrilha de arrombadores de caixas eletrônicos que tem atuado nos Estados de MT, MS e GO.

Foram identificadas quatro pessoas acusadas de serem pertencentes à quadrilha, sendo: Sebastião Soares da Silva, 53 anos, (também com mandado de prisão pelo artigo 121 e que usava documento falso como sendo Sebastião Valdrich da Silva), Sharlon Alves Garcia, 33 anos, Cleber Luis Borba, 24 anos, e Thiago Fagundes da Silva, 21 anos. Ainda foragidos João Benedito de Moraes Souza, 34 anos, que seria da região de Cuiabá/MT e Fabiano Lúcio da Costa, 32 anos, ambos com prisão preventiva decretada.

Autor: Jornal Tribuna Livre Online

Nova Mutum: tiroteio, pânico e reféns durante assalto a banco

09/02/2009 às 14h27m
Por Só Notícias

Publicado por Kassu/AGUA BOA NEWS



Vigia observa estragos na agência do BB em Nova Mutum
(Foto: Juninho Poyer)


A agência do Banco do Brasil em Nova Mutum foi assaltada, há instantes, por uma quadrilha fortemente armada. Houve troca de tiros com a polícia na fuga. Os bandidos capotaram um veículo quando tentavam fugir. Eles fugiram em direção a São José do Rio Claro levando reféns. Alguns foram liberados mas um soldado da PM ainda estaria em poder do banco. A caminhonete Toyota Hillux que eles usaram na fuga foi encontrada, às margens de uma rodovia, incendiada. O soldado feito refém e outras duas pessoas também foram liberadas. Todo o efetivo da PM e da Polícia Civil estão em perseguição a quadrilha. 2 helicópteros da PM e um avião reforçada a caçada ao banco. O valor roubado não foi informado.


Uma fonte de Só Notícias que estava no auto-atendimento, na entrada da agência, informou que havia 3 vigias. Mas a quarilha era formada por aproximadamente 10 assaltantes. "Só ouvi quando gritaram 'é assalto'. Todos se jogaram no chão. Os bandidos atiraram na porta de vidro e entraram. Eles estava encapuzados e com roupas pretas", descreveu a fonte. "Depois, eles mandaram todos os clientes do auto-atendimento saírem, ficarem em fila na frente a agência como reféns e apontavam armas. Pouco tempo depois, quando os outros saíram, provavelmente com dinheiro, eles fugiram", acrescentou a fonte de Só Notícias.


Clientes e soldado dominado por ladrões(Foto: reprodução Tv)

Clientes dominados por quadrilha durante assalto a banco (Foto: reprodução Tv)

Portas foram quebradas a tiros durante assalto(Foto: Juninho Poyer)

Marca de tiros na agência bancária(Foto: Juninho Poyer)


Atualizado às 14h30m


Nova Mutum: quadrilha que assaltou banco libera reféns e entra na mata
09 de fevereiro de 2009 - 14h30m

O delegado municipal de Nova Mutum, Delson Lopes, acaba de confirmar, ao Só Notícias que todos os 3 reféns levados pela quadrilha que assaltou o Banco do Brasil por volta das 11h foram liberados. O último foi um soldado da PM, deixado as margens da rodovia de acesso a São José do Rio Claro. "Na fuga, eles roubaram 3 carros. Uma caminhonete que foi tombada na cidade, outra caminhonete (Hillux) que eles atearam fogo e, por último, um Fiat Siena vermelho, que também foi abandonado", disse o delegado.


Ele acredita que o bando possa ter se dividido e uma parte entrou em uma mata a 50 km de Nova Mutum. "Eles estão fortemente armados. Tem até metralhadoras .50, com poder de derrubar helicóptero. Estamos com a área cercada para pegar esta quadrilha", afirmou. O delegado acredita que sejam 8 bandidos que formam a quadrilha.

Uma equipe da Força Nacional de Segurança, que stava passando por Nova Mutum no momento do assalto, passou a ajudar a PM e Polícia Civil. Dois helicópteros foram destacados para ajudar na localização e prisão da quadrilha. Não foi confirmado o valor roubado do banco

Copyright© 2008-2014 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA Todos os direitos reservados | By: MICHEL FRANCK

Início