quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Morre em acidente o empresário de Água Boa Luiz Costa

Reportagem e foto de Clodoeste Kassu


Luiz Costa ainda em campanha para vice-prefeito de Água Boa pelo interior do município


Morreu na tarde desta quarta feira (31/12/08) próximo de Nova Xavantina, Luiz Anildo Brum Costa. Luiz e mais duas pessoas morreram em um acidente na Br-158 onde viajavam em sua S-10 preta. A camioneta bateu frontalmente com um caminhão guincho. Segundo o patrulheiro Edvan Pereira, na colisão frontal um terceiro carro que estava em cima do caminhão-guincho caiu sobre o camionete do empresário de Água Boa. O empresário, que se dirigia de Água Boa para Barra do Garças com destino a Primavera do Leste. Luizinho Costa era filiado ao PDT.

Luiz Costa (PDT) concorreu nas últimas eleições ao cargo de vice-prefeito na chapa de Nara Carvalho (PSDB). Apesar de não ganhar as eleições, obteve 40% dos votos. Estreante na política, filiou-se ao PDT um ano antes das eleições e sempre dizia ser uma experiencia nova enfrentar uma campanha política, mas no decorrer do embate, mostrou um desonvoltura acima de todas expectativas.

Luiz, que nasceu em Formigueiro no Rio Grande do Sul, deixou um legado de homem trabalho. Veio para Água Boa com quase nada e hoje deixa um patrimônio que segundo declarou a Justiça eleitoral de mais de 07 milhões de reais.

Além de empresário LC Armazéns Gerais, LC Lotamento e fazendeiro, Luizinho Costa participava do movimento tradicionalista gaúcho sendo sempre da diretória do CTG Coração Gaúcho de Água Boa e MTG do Estado de Mato Grosso.


Atualizado em 01/01/2009 as 13:00

Além de Luiz Costa, faleceu no trágico acidente, Carmelita Chaves da Silva de 23 anos e a filha do casal Isabela Chaves da Costa de 04 anos. Encontra-se internada em hospital de Barra do Garças Rosa Maria Chaves da Silva irmã de Carmelita que quebrou os dois braços e teve fraturas na cabeça.

O corpo de Luiz Costa está sendo velado na Casa Mortuária de Água Boa e será sepultado as 15 horas. Já os corpos de Carmelita e Isabela a pedido da família estão sendo velados na Igreja Assembléia de Deus ministério Seta do bairro Primavera e o sepultamento acontecerá as 17 horas de hoje.

Mais informações a qualquer momento...

Três pessoas morrem em acidente na BR-158 em Mato Grosso

Redação do site TVCA

Três pessoas morreram em um acidente há pouco na BR-158, distante 10 quilômetros de Nova Xavantina, e outras cinco ficaram feridas. De acordo com a Polícia Rodoviaria Federal - PRF o acidente envolveu um caminhão guincho e uma caminhonete de cor preta. Das três pessoas que morreram no local, até o momento foi identificado apenas o corpo de Luiz Amildo da Costa.

A PRF ainda não identificou os nomes de outras duas pessoas que morreram no local do acidente e nem dos cinco feridos. As vítimas foram encaminhadas para o Pronto Socorro de Nova Xavantina. A PRF está no local coordenando o trânsito na rodovia e orientando os motoristas que passam pelo local.

Prefeito de Vila Rica anuncia nomes dos novos Secretários

O prefeito eleito de Vila Rica, Naftaly Calisto da Silva (PMDB) divulgou nesta terça -feira 30/12,as 20horas em uma entrevista coletiva, os nomes dos secretários que estarão compondo o staff da nova administração a partir de 01 de janeiro de 2009.

Calisto estava acompanhado de seu vice, Nivaldo Fulanetti,que não estará ocupando nenhuma pasta, porém como Calisto afirmou estará realizando uma função de gerenciamento geral , com muito bom humor ele fez comparações com seu vice como se fossem Pelé e Garrincha na seleção brasileira.

O prefeito inovou e trouxe um grupo totalmente renovado para ajudar na administração do município conhecido com Portal Norte de Mato Grosso. Veja a lista de novos Secretários:

Secretaria de Saúde- Dra. Mara Cristina Colombo Almeida

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes -Professora Ednair Ferreira

Secretaria de Ação Social - Iraildes Cândida de Oliveira Silva

Secretaria de Agricultura - Gilmar Alves da Silva

Secretaria de Obras e Viação Publica - Josué Procópio de Souza

Secretaria de Administração - Evandro Carlos

Secretaria de Finanças - Ivani Terezinha Kovaleski

Secretaria de Desenvolvimento do Norte Araguaia - Ivan Augusto Pelissari.

O Prefeito Eleito de Vila Rica, Naftaly Calisto da Silva e o Vice Prefeito Eleito Nivaldo Fulanetti, juntamente com todos os Vereadores Eleitos tomam posse no pátio da Câmara Municipal de Vila Rica, às 10 horas da manhã do dia 01 de Janeiro de 2009 e ás 19.30 hs realizam no CTG - Querência da Saudade um Culto de Ação de Graças pelo ano que passou e pelo ano vindouro de 2009.

Fonte: Assessoria / Jornal da Noticia

Câmara de Confresa não aprova as contas de 2007 da Prefeitura

A Sessão Extraordinária desta terça-feira (30.12), a última realizada pelos vereadores da Câmara Municipal de Confresa, recusou por unanimidade as contas do ano 2007 do Prefeito Mauro Sérgio Pereira de Assis. Os vereadores seguiram o parecer do Tribunal de Contas do Estado de MT que já havia dado previamente suas conclusões, bem como a Comissão de Constituição, Justiça, Finanças e Obras Publicas da Câmara que também seguiu o parecer do TCE.

Embora o resultado tenha sido contrário aos interesses do Prefeito, a Comissão considerou como sanadas 3 questões consideradas graves pelo TCE. Essas questões tratavam de recursos gastos com a terraplanagem para instalação do frigorífico, repasses feitos à Casa de Apoio em Cuiabá e por último, a falta de pagamentos ao PASEP

Os vereadores aceitaram o relatório da comissão que considerou justificados os gastos com a terraplanagem do terreno onde hoje está instalado o frigorífico. A obra teve autorização da Câmara de Vereadores justamente por ser um empreendimento com capacidade de gerar algo como mil empregos diretos e, portanto, considerada de interesse dos cidadãos.

Os gastos com a Casa de Apoio em Cuiabá foram considerados válidos após a comprovação in lócus de atendimento da população de Confresa que segue para a capital do estado em busca de tratamento médico e tem ali amparo, acomodações e alimentação.

Outro problema apontado pelo TCE foi relacionado ao pagamento do PASEP, mas os pagamentos foram comprovados através das guias entregues pela administração aos vereadores, ficando constatado que permanecia em aberto pouco mais de 120 reais, valor considerado pequeno e por tanto a pendência também foi considerada sanada.



Mesmo com os esforços da equipe do Prefeito em tentar justificar todos os itens apontados pelo TCE, os vereadores alegaram falta de documentos que comprovassem as justificativas.

Essa é a terceira prestação de contas do prefeito Mauro Sérgio que foi recusada pela Câmara de Vereadores do município e Confresa, seguindo o parecer do TCE. Fica para a próxima legislatura a votação do ano de 2008 que se encerra no dia 31 de Dezembro.

Muitos dos vereadores eleitos acompanharam a sessão, alguns entrevistados declararam-se preocupados em ter que julgar novamente um possível parecer contrário do TCE na última das 4 prestações de contas da administração Mauro Sérgio.

Fonte: Luciano Silveira / Jornal O Parlamento

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Bovespa encerra ano com queda de 41,22%, a maior desde 1972

30/12/08 - 18h23 - Atualizado em 30/12/08 - 19h09

No dia, bolsa brasileira subiu 1,32%.
Em maio, Ibovespa atingiu pico histórico, de 73.516 pontos.


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou o último pregão do ano com a alta de 1,32%, aos 37.550 pontos, acompanhando o bom humor do mercado nos Estados Unidos. Com o resultado desta terça-feira (30), o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, acumula queda de 41,22% no ano.

Dólar cai mais de 3% no dia, mas sobe 31% no ano

A queda anual é a maior desde os -44,42% registrados em 1972 e a segunda maior da história do indicador, criado em 1968. A terceira maior queda foi verificada em 1998, de 33,46%, segundo levantamento da consultoria Economatica.

Celebrada como o melhor investimento do ano anterior, a bolsa paulista viveu dois momentos distintos ao longo de 2008. Após um primeiro semestre de fortes ganhos, o mercado perdeu o ritmo com o aprofundamento da crise financeira originada nos Estados Unidos. Do pico histórico de 73.516 atingido em 20 de maio, o Ibovespa recuou 48,92% até o final do ano.


Operadores no último pregão do ano na Bovespa, nesta terça (30) (foto: Paulo Pinto / Agência Estado)

No dia

A melhora de humor por aqui seguiu o mercado norte-americano, onde os investidores acentuaram as compras, puxando altas nos principais indicadores.

Os agentes mantiveram o bom humor mesmo depois de o Conference Board anunciar que o índice de confiança do consumidor afundou para o menor patamar desde 1967 em dezembro. A expectativa era de leve melhora.

O sentimento positivo do dia se apóia no resgate de US$ 5 bilhões que o Tesouro dos EUA concedeu à GMAC, braço financeiro da General Motors. A financeira, que agora virou banco, também anunciou que retomará o financiamento de veículos.

(G1)

Eleito derruba a cassação e toma posse nesta 5ª





RIBEIRÃO CASCALHEIRA
30/12/2008 | 16:17

Foto: Patrícia Sanches

O procurador do Estado, Francisco de Assis dos Santos, o Diá (PT), conseguiu mais uma vitória no embate jurídico e está apto a tomar posse nesta quinta, 1º de janeiro. Eleito prefeito de Ribeirão Cascalheira (a 543 km de Cuiabá), ele teve o registro cassado. Recorreu ao TRE e conseguiu direito à diplomação. Depois, a Justiça cassou o seu diploma. Agora, Diá, por meio dos seus advogados Heitor Corrêa da Costa e Almino Afonso, obteve êxito numa medida cautelar de efeito suspensivo junto ao próprio TRE e, assim, poderá ser empossado,

A liminar foi concedida pelo presidente do TRE, desembargador Leônidas Duarte Monteiro. "Defiro a cautelar ora reclamada, a fim de que Francisco de Assis dos Santos e Altarima Nunes Vieira, já diplomados, sejam empossados, respectivamente, nos cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Ribeirão Cascalheira", escreve Leônidas, em seu despacho, com data desta segunda (29). Com essa decisão, fica suspensa a possibilidade do eleitorado de Ribeirão Cascalheia voltar às urnas para eleger novo prefeito e vice.

Diá foi acusado de ter comprado votos durante a campanha eleitoral. Seu adversário, Adário Carneiro (DEM), o denunciou à Justiça Eleitoral, que decidiu cassar seu registro. O petista se mostrou inconformado e chegou a acusar o juiz eleitoral Walter Tomaz da Costa, da 53ª Zona Eleitoral, de agir com parcialidade. De acordo com o processo, um eleitor chamado Milton Alcântara de Oliveira teria sido flagrado comprando votos em nome de Diá.

Autor: RDNews

Incra suspende processos de compra de imóveis rurais em Mato Grosso

Marco Antonio Soalheiro
de Brasília

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, determinou hoje (29) a suspensão de todos os processos de obtenção de imóveis rurais do Incra no Mato Grosso e mandou abrir auditoria interna para identificar possíveis irregularidades dos registros já concedidos.

Segundo Hackbart, a prioridade é retomar terras públicas que foram ocupadas de forma irregular e realizar o georreferenciamento de todas as áreas públicas da União no estado.

As novas medidas visam acelerar as investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, que culminaram com a exoneração do superintendente do Incra de Mato Grosso, João Bosco de Moraes, no último dia 22, e o afastamento de servidores que exerciam cargos de confiança acusados de irregularidades.

Os servidores do Incra são acusados pelo Ministério Público de obtenção de vantagem indevida, estelionato e formação de quadrilha. De acordo com as investigações, eles facilitavam a desapropriação de imóveis em áreas devolutas do estado de Mato Grosso ou da União, por meio da falsificação de documentos.

De acordo com a assessoria de imprensa do Incra, Hackbart também vai enviar equipes técnicas a Cuiabá com o objetivo de averiguar todos os processos de certificação e obtenção de imóveis rurais.

Em nota divulgada hoje, o órgão destaca que mantêm um trabalho permanente de fiscalização das próprias atividades e que, além de auditorias internas, também conta com a ajuda de órgãos de controle externo como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Delegado não descarta acareação entre vítima e acusado de botar fogo em andarilhos

30/12/2008 - 13h38 (Eduardo Santos - Redação Gazeta Rádios e Internet)


foto: Nestor Müller/ GZ

Washington Venturim acusado de atear fogo em andarilhos em Vila Velha

Reconhecido por Cosme Barcelos, 39, como autor do ataque que matou a mulher Maria da Penha Silva Barbosa, 43, o suspeito dos crimes, Washington Venturim, 27, pode ficar cara a cara com a vítima. O delegado Edson Lopes, da Delegacia de Crimes Contra a Vida de Vila Velha, confirmou que pode fazer uma acareação entre ambos. Ao ser preso, o acusado negou o assassinato e a tentativa de homicídio.

"Ele nega, mas Cosme foi categórico ao apontá-lo como autor, tendo, inclusive, levado nossos policiais a um sítio em Xuri, onde Washington estava fazendo tratamento contra a dependência química", explicou o delegado.

Edson Lopes acredita que o crime tenha sido motivado pelo excesso de uso de álcool e drogas. Cosme e Washington já se conheciam. "Eles bebiam juntos. Deve ter havido algum problema, discussão, que levou a uma vingança. Como o suspeito nega o crime, precisamos juntar outras provas testemunhais".

O delegado disse que Washington está com prisão temporária decretada por 30 dias. O crime aconteceu por volta das 23h do dia 21 de dezembro. Imagens do circuito interno mostram um homem jogando gasolina ou outro material inflamável em Cosme Barcelos e Maria da Penha Silva Barbosa.

Em chamas, a mulher senta-se na calçada esperando ajuda do companheiro, que embriagado não consegue manter-se de pé. Maria da Penha e Cosme foram socorridos para o Hospital Dório Silva, em Laranjeiras, na Serra. Ele sofreu queimaduras na perna. A mulher, com queimaduras, no rosto não resistiu aos ferimentos e morreu. Embora tivesse família, Maria da Penha era moradora de rua há 10 anos.

Prefeito, vice e vereadores, são diplomados em Canarana. Posse será no dia 1°


Aconteceu na noite da quinta-feira da semana passada, na Câmara Municipal, a diplomação do prefeito, vice-prefeita e dos nove vereadores eleitos para o próximo mandato em Canarana. O evento foi acompanhado por um grande público, que lotou o plenário. As autoridades que se pronunciaram destacaram a evolução do processo democrático na eleição desse ano.

O Dr. André Barboza Guanaes Simões, juiz eleitoral, disse que a Promotoria de Justiça, o Cartório Eleitoral e a Justiça Eleitoral, traçaram metas para diminuir as fraudes durante a eleição. “Foi visível a diferença dessa eleição com as anteriores, pois não tivemos, principalmente no dia da votação, fraudes, como boca de urna e panfletagem”, falou, acrescentando que a eleição teve um salto positivo, que o lema ‘eleições limpa’ pegou e que não haverá retrocesso.

Para o magistrado o ponto baixo da campanha foram os panfletos clandestinos de acusações contra candidatos. Ele pediu ajuda a Polícia Civil para que os autores desses folhetos sejam descobertos, para que a justiça possa tomar as providências. Além disso, o Dr. André citou as prestações de contas como um ponto fraco. “Nenhum candidato fez a prestação como deveria fazer”, mencionou.

O vereador Jocasta, o mais votado, falou que se todos fizessem o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral, “as coisas melhorariam, pois em Canarana não tem acordos, mas justiça para todos”, em referência a fraudes registradas em outros municípios.

Para o prefeito reeleito, Walter Faria, ele contratou uma equipe e procurou fazer tudo de acordo com as leis. Lembrou de outros municípios, onde candidatos usaram da máquina pública e por isso não conseguiram tomar posse. Porém, em Canarana, a justiça “moralizou a campanha, dando equilíbrio entres os candidatos, não deixando que o financeiro e o poder sobressaíssem na hora do voto”, ressaltou.

A eleição é o momento em que o povo exerce o seu poder e o papel da justiça é realizar eleições jutas, conforme falou o chefe da 31ª Zona Eleitoral, Dr. Kelsen de França Magalhães. “O maior presente que poderíamos dar era a imparcialidade. Fomos apelidados como a turma do não pode, mas isso garantiu a transparência”, falou, citando o minuto da justiça eleitoral, que trouxe orientações através das rádios, como um projeto que deu certo e foi modelo para todo o Mato Grosso.

A promotora de Justiça, Dr. Carla Marques Salati, pediu aos eleitos, que acima de tudo, trabalhem em benefício de Canarana, aplicando as verbas da melhor forma possível. Ela também citou o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que norteou normas, as quais foram cumpridas pelos candidatos. “O MP vai ser parceiro, mas desde que sejam cumpridas as leis, e tenho certeza que isso vai acontecer aqui”, colocou.

Foram diplomados o prefeito Walter Faria (PR) e a vice Marilei Bier (DEM), os vereadores Enio Haas (PDT), Paulinho Enfermeiro (PPS), Orlando Dorado (PP), Airto Buda (PP), Gema (PT), Maurão (PR), Madelaine (PTB) , Chico Redeiro (PR) e Jocasta (DEM).

A posse do prefeito, vice-prefeita e dos vereadores, será no dia 1° de janeiro, as 9h00, no Centro Auxiliadora. Após a posse, acontecerá a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2009/2010. (Da Redação O Pioneiro).

Canarana: Indiciado como suspeito no assassinato do casal Luciano Sgnorini e Elenice Pezzini é preso

30-12-2008 - 08:12
Publicação de Kassu



O principal suspeito de envolvimento no assassinato do casal de namorados, Luciano Signorini e Elenice Pezzini, ocorrido no ano de 1999 em Canarana, foi preso no último domingo pela Polícia Militar, na cidade de Porto Alegre do Norte, em Mato Grosso.

As informações da prisão foram repassadas por telefone pelo cabo Julio. Segundo o policial militar, na noite de sábado para domingo, houve uma tentativa de furto em uma residência. No domingo, o cabo Julio e os soldados Edimar e Henrique, por volta das 18h00, depois de uma ligação anônima que informou o paradeiro, prenderam em flagrante Sebastião Ronivon Nunes da Silva, vulgo Japão, de 31 anos, por tentativa de furto e também por porte ilegal de arma de fogo. Na residência onde ele estava escondido, os policiais encontraram um revólver.

Contra Japão, existiam também dois mandados de prisão, um por ser indiciado como principal suspeito no envolvimento na morte do casal, e outro por furto. O investigador Jonas, da Polícia Civil de Canarana, informou que contra ele a Polícia Civil tem alguns depoimentos que citam o seu nome como suspeito, porém, não existe nenhuma prova material. O investigador Jonas parabenizou a ação dos policiais militares. Japão deveria ser transferido para Canarana nessa semana onde irá prestar depoimento.

No mês de setembro desse ano, o Dr. Welber, delegado, na sua despedida de Canarana, comunicou que havia sido decretada a prisão de um suspeito envolvido na morte do casal. Na oportunidade, ele disse também que as participações ainda não estavam esclarecidas, mas que havia indícios contra um suspeito que certamente participou do duplo assassinato. Naquele momento o nome do suspeito não foi divulgado, mas se tratava de Sebastião Ronivon Nunes da Silva, vulgo Japão. (Da RedaçãoO Pioneiro).

Nova ponte do Guaíba não causará a desativação da atual

Concepa afirma que as duas estruturas poderão ser usadas para escoar o fluxo de 30 mil veículos diariamente

Zero Hora teve acesso à maquete de um dos possíveis projetos para o futuro da principal ligação entre Porto Alegre e a metade sul do Estado
Foto: Tadeu Vilani



Porto Alegre poderá ter a sua Ponte Hercílio Luz com a construção da nova passagem que ligará a Capital à metade sul do Estado? Para a direção da Concessionária da Rodovia Osório-Porto Alegre (Concepa), que administra o vão móvel e projetou a nova travessia, não.

Aatual estrutura não será desativada tão cedo, tornando-se apenas um cartão-postal, como ocorre com a ponte que liga a ilha ao continente, em Florianópolis (SC). Construída em 1926, a Hercílio Luz foi totalmente desativada no começo dos anos 90.

— A Ponte do Guaíba precisa operar. Ela dá acesso direto à Avenida Sertório e à comunidade da Ilha do Pavão. O vão móvel permanecerá sendo usado, com menos problemas, como as paralisações de trânsito para as manutenções — afirma o diretor de engenharia da Concepa, Thiago Vitorello.

A travessia Getúlio Vargas é responsável pelo escoamento de 30 mil veículos por dia. A ponte é içada 500 vezes por ano, para a passagem dos navios. Com o aumento intenso da circulação de veículos e os problemas de manutenção, começou a ser discutida uma solução para a cinqüentenária passagem e a busca por alternativas para ampliar a estrutura viária na região.

Pelo projeto feito pela Concepa, a nova estrutura ligará a atual interseção da Rua Dona Teodora com a freeway até o canal do Saco da Alemoa. As quatro pistas alcançariam 40 metros de altura, o necessário para a passagem das embarcações sem precisar usar o atual sistema de içamento.

— Esse local foi escolhido pela excelente mobilidade de logística. Ligará diretamente à duplicada Dona Teodora e à Terceira Perimetral. Será criada uma alternativa para diminuir o trânsito na Castelo Branco — explica Vitorello.

A obra, orçada em R$ 250 milhões, seria feita com recursos da Concepa, que tenta pressionar o governo federal a negociar o prolongamento do contrato de concessão para mais 20 anos. A outra alternativa é incluí-la no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), executando o empreendimento com verbas públicas. O governo deverá iniciar estudos técnicos no começo de 2009.

Pelo projeto da nova travessia, a estrutura será estaiada, seguindo um padrão mundial para esse tipo de construção – mesclando suporte inferior de pontes fixas e pênsil, com suporte por cabos suspensos por duas torres de 105 metros cada, por onde passariam as embarcações. Segundo Vitorello, o empreendimento levaria de quatro a cinco anos para ser executado.

— É uma evolução da engenharia, que permite tornar a obra muito mais ágil e com menos impacto ambiental — esclarece o diretor da Concepa.

ZERO HORA

Panasonic demite mil e fecha três fábricas

A crise internacional continua fazendo vítimas ao redor do mundo. Ontem, o porta-voz da japonesa Panasonic informou que a empresa demitirá mil e fechará três fábricas de sua divisão de materiais para construção, a Panasonic Electric Works, até 2011. No Reino Unido, a rede de roupas infantis Adams confirmou que está em processo de transferência de gestão de seus ativos, com o objetivo de pedir concordata nos próximos dias.

A informação das demissões na Panasonic foi veiculada na edição de ontem do jornal japonês "Nikkei" e logo confirmadas pelo porta-voz da empresa. De acordo com a companhia, a crise internacional e a conseqüente contração do setor de construção civil foram determinante na decisão. Os cortes afetarão tanto os funcionários que trabalham nas fábricas como o pessoal administrativo. A primeira leva, de 400 funcionários, deixará a empresa no fim de março de 2009. Os outros 600 perderão o emprego nos próximos 24 meses. A localização das três fábricas que fecharão as portas não foi revelada.

Dos mil empregados que serão dispensados, cerca de 550 são fixos e os demais, temporários. Segundo a companhia, a Panasonic Electric Works tinha 13.150 empregados no ano fiscal de 2007, encerrado em março passado. No ano fiscal corrente, a empresa já cortou outros 200 postos de trabalho. Os cortes se somam aos anunciados no Japão nos últimos meses, que afetaram setores diversos como montadoras e de eletroeletrônicos.(O Globo)

Pancadas de chuva atingem áreas do país nesta terça-feira

30/12/2008 - 08h30

da Folha Online


A chamada ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) se desconfigura nesta terça-feira, mas o tempo permanece nublado e com pancadas de chuva em áreas do país, de acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A previsão vale para o Amazonas, Acre, Roraima, Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás, norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e sul de Minas, e centro-sul do Rio.

Também há previsão de chuva no leste de Santa Catarina.

De acordo com o Cptec, o dia deve ser ensolarado no Rio Grande do Sul e na região Nordeste do país. Para as outras áreas, a previsão é de sol entre nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Em São Paulo, a madrugada foi quente, e a terça-feira amanheceu com neblina. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura, deve voltar a chover à tarde. Ontem, a chuva causou cinco pontos de alagamento na cidade.

No quarto dia de ataques, mortos passam de 340 em Gaza

ORIENTE MÉDIO Soldados de Israel mobilizam-se junto a tanques em uma área próxima à fronteira israelense com a faixa de Gaza

30/12/2008 - 06h09

da Folha Online

No quarto dia do maior ataque já realizado por Israel à faixa de Gaza, não há nenhum sinal que indique possibilidade de um cessar-fogo. Mais de 340 pessoas já morreram e pelo menos 1.400 ficaram feridas no conflito. Nesta terça, os ataques israelenses continuaram, e vieram horas depois que mísseis lançados por militantes palestinos mataram um soldado israelense. Fontes médicas oficiais disseram que os ataques desta terça já mataram pelo menos dez pessoas.

Segundo os últimos dados da agência de notícia Reuters, o número de mortos passa de 347. Para a France Presse, o conflito já matou ao menos 360. Já a Associated Press arrisca 364. A ONU (Organização das Nações Unidas), assegura que, deste número, pelo menos 62 são civis.

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, disse nesta segunda-feira que seu país vai travar uma guerra "até as últimas conseqüências contra o grupo militante palestino Hamas e seus aliados na faixa de Gaza". "Nós queremos paz, e estendemos a mão mais de uma vez ao povo palestino", afirmou Barak. "Não temos nada contra o povo de Gaza, mas temos uma guerra até o amargo fim contra o Hamas e suas extensões", completou o ministro.

Um militante do Hamas conclamou os grupos palestinos a responderem usando todos os "meios possíveis contra Israel", incluindo "operações de mártires", o que pode ser interpretado como ataques suicidas.

Ataque terrestre
30/12/2008 - 06h09

Forças terrestres israelenses estão se agrupando na fronteira com Gaza, e o governo de Israel declarou "zona militar fechada" em áreas ao redor do território palestino.

De acordo com o governo israelense, a medida foi tomada devido ao risco de ataques palestinos com foguetes contra alvos israelenses na região em retaliação contra a ofensiva em Gaza. Israel alega que mais de 110 foguetes foram lançados do território desde o último sábado.

A decisão de fechar a região ao redor da faixa de Gaza, a convocação de 6,5 mil reservistas e a movimentação de tropas na fronteira são sinais de que uma operação terrestre está sendo preparada por Israel.

Os ataques israelenses tiveram início depois que falharam as negociações para renovar um cessar-fogo que durou seis meses entre Israel e o grupo extremista Hamas, que domina a faixa de Gaza.

Israel rejeita trégua; se diz pronto para combater por "semanas"

terça-feira, 30 de dezembro de 2008 07:59 BRST

JERUSALÉM (Reuters) - Israel rejeitou nesta terça-feira qualquer trégua com o Hamas na Faixa de Gaza até que seja extinta a ameaça de foguetes provenientes dos territórios palestinos e se declarou pronto para combater os militantes islâmicos durante "semanas".

"Não há lugar para um cessar-fogo", disse o ministro do Interior israelense, Meir Sheetrit, à Rádio Israel. A ofensiva aérea contra Gaza entrou no quarto dia, com 345 palestinos mortos. Quatro israelenses morreram vítimas de foguetes lançados de Gaza.

"O governo está determinado a remover a ameaça de fogo (de foguete) no sul", disse o ministro. "O Exército de Israel não deve suspender a operação antes de acabar com o propósito dos palestinos, do Hamas, de continuar mandando fogo contra Israel", afirmou.

"Esse é o objetivo e deve ser atingido", acrescentou.

(Por Nidal al-Mughrabi)

Confiança da indústria do país atinge pior patamar desde 1998

terça-feira, 30 de dezembro de 2008 08:19 BRST


SÃO PAULO (Reuters) - O índice de confiança da indústria brasileira tombou em dezembro atingiu o pior patamar em 10 anos, mostrou pesquisa divulgada nesta terça-feira.

De acordo com levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 11 por cento entre novembro e dezembro, atingindo o patamar de 74,7 pontos, o nível mais baixo desde outubro de 1998, considerando os dados com ajuste sazonal.

"O resultado consolida o quadro de diminuição da produção industrial no quarto trimestre deste ano, frente ao trimestre anterior", afirmou a FGV em comunicado.

O número de empresas mais "pessimistas" com o futuro também aumentou, segundo o levantamento.

Das 1.086 empresas consultadas pela FGV, 33,8 por cento projetam reduzir sua produção entre dezembro e fevereiro, enquanto 24,7 por cento estimam um aumento.

"Este é o pior resultado para este quesito da pesquisa desde janeiro de 1991", afirmou a FGV.

A pesquisa foi feita entre os dias 1o e 23 de dezembro.

(Reportagem de Renato Andrade; edição de Jenifer Corrêa)

Música Segunda, 29 de dezembro de 2008, 21h17 Turnê de Madonna na América do Norte é a mais lucrativa de 2008

Foto: Marcelo Pereira/Terra

Madonna se apresentou na capital paulista em dezembro


A turnê Sticky & Sweet de Madonna foi a série de shows de música mais lucrativa de 2008 da América do Norte, com uma arrecadação de US$ 105 milhões, divulgou a revista de negócios de entretenimento Pollstar nesta segunda-feira.

A Material Girl terminou sua turnê de 58 shows no Brasil na semana passada. Em segundo lugar ficou outra diva: a canadense Celine Dion, que arrecadou US$ 94 milhões na América do Norte de sua primeira turnê desde que terminou seu contrato de cinco anos em Las Vegas, há um ano.

A banda de rock veterana The Eagles ficou em terceiro lugar na lista da Pollstar, com US$ 73,4 milhões arrecadados em sua turnê do álbum de estúdio Long Road out of Eden. Em quarto e quinto, respectivamente, ficaram o astro country Kenny Chesney (US$ 72,2 milhões) e a banda de rock Bon Jovi (US$ 70,4 milhões).

A lista das dez turnês mais lucrativas também inclui, na ordem, Bruce Springsteen and the E street band (US$ 69,3 milhões), Neil Diamond (US$ 59,8 milhões), Rascal Flatts (US$ 55,8 milhões), The Police (US$ 48 milhões) e a veterana Tina Turner (US$ 47,7 milhões).

A lista da Pollstar não contabiliza números de turnês mundiais.

Reuters

ônibus bate em caminhão e fere 3 em SP

Laís Fernandes de Sá, de Indaiatuba (SP)

Motorista do ônibus foi socorrido com fratura exposta na perna direita

Um ônibus colidiu com a traseira de um caminhão na SP-75, altura de Indaiatuba (SP), às 7h50 desta segunda-feira. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, duas vítimas tiveram ferimentos leves e uma foi atingida gravemente.

» vc repórter: mande fotos e notícias
O motorista do ônibus ficou preso entre as ferragens e teve fratura exposta na perna direita. Ele foi levado para o Sanatorinho de Itu. As duas outras vítimas, para o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), em Indaiatuba.

O ônibus seguia de Maringá (SP) em direção a Campinas (SP).

Terra

Ex-servidor de MT preso

Jefferson Cerqueira, coordenador de Ciretrans do Detran
em 2003, foi flagrado no ES com 10 Kg de ‘pasta’ da Bolívia


KEITY ROMA
Da Reportagem Diário de Cuiabá


Ex-coordenador e o tio, Gilmar de Carli, foram flagrados com a droga escondida em estepe de Cherokee blindada

O ex-coordenador de Ciretrans do Detran de Mato Grosso, Jefferson Cerqueira, foi preso em flagrante por tráfico interestadual de drogas e formação de quadrilha em Vitória, no Espírito Santo, na madrugada de domingo, durante uma operação da Polícia Civil. Jefferson e o tio, Gilmar de Carli, foram flagrados com 10 quilos de pasta-base escondidos no estepe de uma caminhonete Cherokee blindada.

Um terceiro traficante de Cuiabá, que não participaria da entrega dos entorpecentes, continua sendo investigado, segundo a polícia. A dupla mora em Cuiabá e transportava a droga adquirida na Bolívia, que seria entregue para traficantes de Vitória, responsáveis pela distribuição em bocas-de-fumo antes do Réveillon. Com a prisão dos mato-grossenses, a polícia conseguiu prender também dois traficantes capixabas, Jackson Marques Ribeiro e Carlos Alexandre Ferreira Sales.

“Estávamos investigando um traficante daqui e, por meio de escutas telefônicas, chegamos a três pessoas de Cuiabá envolvidas com a quadrilha. Com essa operação conseguiremos descobrir a autoria de uns três homicídios, pois o tráfico e os assassinatos estão ligados”, relatou o delegado do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nurocc) de Vitória, Diego Yamashita.

Nas conversas, a polícia comprovou que Jefferson e Gilmar mantinham contato com os traficantes do outro estado. “Eles negociavam a quantidade de droga e os prazos para entrega. O Gilmar chega a citar o apelido do traficante da Bolívia de quem ele adquire a droga, mas não falou o nome”, afirmou o delegado.

As investigações se estenderam por dois meses e a operação começou há 20 dias. Gilmar e Jefferson partiram de Cuiabá a Vila Velha (ES) sexta-feira. Chegaram ao outro estado na tarde de sábado. O combinado com o bando era que a droga seria entregue uma semana antes.

“Como no sábado os criminosos daqui ouviram boatos de que a polícia estava de olho, demoraram para receber a droga. Com isso, o Gilmar e o Jefferson tiveram que ficar com os entorpecentes o dia inteiro”, relatou o delegado. Na noite de sábado, Gilmar e Jefferson, que estava acompanhado de uma mulher de Cuiabá, foram a um bar de Vitória.

Quando deixaram o estabelecimento, por volta de 1h30, a polícia abordou o trio. “O Gilmar entregou que a droga estava no estepe e liberamos a menina, que não teve envolvimento comprovado. O Jefferson tentou negar o envolvimento, mas as escutas comprovaram que ele participava do esquema”, disse Yamashita.

No dia seguinte, a dupla combinou de entregar a droga aos receptores e a polícia prendeu os outros dois traficantes. Em depoimento, Gilmar afirmou que era a terceira vez que levava drogas para o Espírito Santo. Ele tentou inocentar o sobrinho. Os dois estão presos no Presídio Argola, de Vila Velha.

DESMANCHE - Jefferson Cerqueira já havia sido preso anteriormente em julho de 2007, acusado de participar de uma quadrilha que promovia desmanche de carros em Cuiabá. Na época, ele foi flagrado com uma picape roubada em sua empresa de peças mecânicas. Ele e mais seis pessoas foram presas e indiciadas por receptação qualificada e formação de quadrilha. Cerqueira foi solto após 80 dias. Ele foi coordenador do Ciretran em 2003.

Em 5 municípios, eleições indefinidas

Cidades de Mato Grosso podem ter nova eleição. No entanto, a decisão cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

RAFAEL COSTA
Especial para o Diário



Apesar de reeleito em Santo Antonio de Leverger, o prefeito Faustino Dias Neto teve cassado seu registro de candidatura


Passados dois meses das eleições, os eleitores de cinco municípios mato-grossenses poderão voltar às urnas para escolher novamente o prefeito que assumirá o comando do Executivo pelos próximos quatro anos. São os casos de Cláudia, Araguainha, Santo Antônio de Leverger, Novo Horizonte do Norte e mais recentemente Nova Olímpia.

Os prefeitos eleitos destas cidades tiveram seus registros de candidatura cassados pela Justiça Eleitoral devido à prática de abuso de poder político e econômico, que vai desde favorecimentos aos eleitores por meio de entregas de materiais de construção a compra de votos feita em dinheiro, e até o momento não conseguiram reverter à decisão para ser diplomados.

Dos municípios que poderão ter nova eleição, o município de Santo Antônio de Leverger é o que enfrenta uma das situações mais dramáticas. Após ser reeleito com uma diferença de apenas 18 votos sobre a adversária Glorinha Garcia (PP), o democrata Faustino Dias Neto teve seu registro de candidatura cassado pela distribuição de camisetas a cabos eleitorais, o que desobedece as regras eleitorais e configura em abuso de poder político e econômico.

O cenário político da cidade ficou ainda mais conturbado devido às acusações de participação de Faustino em um suposto esquema fraudulento de transferências de títulos eleitorais e uso de empresas-fantasmas para desvio de dinheiro público, além de uma outra série de acusações. De acordo com o Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº4. 737/65), se a nulidade dos votos atingir mais da metade dos votos do país nas eleições presidenciais, estaduais ou do município nas eleições municipais, julgam-se prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará uma eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) não confirmou até o momento a realização de novas eleições.

Até mesmo em Santo Antônio de Leverger, onde Faustino obteve 5.776 ou 50,8% dos votos válidos, não há confirmação de data para uma nova eleição. A indecisão do TRE motivou a assessoria jurídica da candidata derrotada Glorinha Garcia a entrar com mandado de segurança requerendo o mandato, o que foi rejeitado pelo juiz-membro Renato Vianna.

No dia 30 de novembro, o juiz da 22ª Zona Eleitoral João Manoel Guerra cassou o registro de candidatura do prefeito eleito de Cláudia Vilmar Giachini (PMDB) e do vice-prefeito eleito, Gilmar Sokolovisk (PP) pela prática de crimes eleitorais e determinou uma nova eleição na cidade no prazo de 20 a 40 dias, conforme determina a legislação eleitoral. Passados aproximadamente 30 dias, ainda não há confirmação da data de uma nova eleição naquele município.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Presidencia da Câmara de Água Boa deverá ter candidatura única

Por Kassu


O vereador José Arí Zandoná deverá ser candidato único a Câmara Municipal de Àgua Boa. "Sou candidato ao cargo de Presidente" revelou o próprio vereador que está a caminho do sexto mandato consecutivo.

Quando os vereadores são empossados o mais votado, ou seja Adelar "Bibelô" Fusinato assume o cargo de Presidente e empossa o prefeito o vice-prefeito e os vereadores e continua presidente até o final da votação da mesa diretora da casa. Depois assume a mesa diretora eleita.

Os vereadores é que escolhem os membros da mesa. Para cada cargo é feito votação separado. No final da cerimônia da eleição, após escrutinio é empossado os novos vereadores que irão administrar a Câmara para os próximos dois anos.

Se fosse votado pelos leitores de AGUABOANEWS até o presente momento disputaria voto a voto com Beto Basso. Que tal um deles a presidente, o outro a vice ou secretário? disse um eleitor que não vê possibilidade de disputa desse pleito. O grupo político eleito pela situação tem a maioria dos votos para eleger a mesa diretora e tambem para dar suporte a administração.

Enquanto isso vamos torcer e desejar boa sorte a próxima legislatura.

Preço de carro usado tem a maior queda em 8 anos

29/12/2008 12:48

Redação Terra

A crise chegou forte ao mercado de carros usados. Os preços despencaram nos últimos dois meses, fazendo com que muita gente deixasse de trocar o usado por um novo. A pesquisa Autoinforme/Molicar, feita com base em onze mil anos/modelos carros usados fabricados de 1999 a 2008, mostrou uma queda de preços de 2,14%, a maior desde que os estudos foram iniciados, em 2000.

Há casos de queda de até 20% em um mês, caso do Mercedes Benz SLK 230 Kompressor, ano 2003, que era cotado por R$ 150 mil em outubro e teve o preço reduzido para R$ 120 mil. O Fiat Marea Turbo 2.0, ano 1999 ficou 19,6% mais barato, com seu preço caindo de R$ 20,4 mil para R$ 16,4 mil.

O preço do Hyundai Tucson 2.7 GLS 4x4, ano 2007, caiu de R$ 81.880 para R$ 68 mil, uma redução de 16,9%. O Toyota Corolla XLI 1.8, ano 2001, ficou 16,2% mais barato. Cotado por R$ 23.880,00 no fim de outubro foi encontrado por R$ 20 mil em novembro.

A pesquisa detectou queda de mais de 10% em mais de 200 modelos. Mesmo carros que são muito procurados, como Gol, Palio e Corsa ficaram mais baratos. A queda foi generalizada.

Os carros usados de 2003 foram os que mais caíram de preço no mês. A variação por ano de fabricação oscilou entre 1,79% (2008) a 2,46% (2003). Desde 2006, o preço do caro usado vem caindo. O aumento expressivo na venda de carros novos dos últimos anos aumentou a oferta no setor de usados e derrobou o preço.

A pesquisa apurou uma leve alta de 0,36% no preço do usado durante todo o ano de 2005. Em 2006 a queda foi brusca: - 7,2% e no ano passado outra queda significativa, de 5,3%.

Neste ano a queda de preço vinha sendo bem mais branda, por conta da grande demanda no setor por causa do aumento do poder aquisitivo da classe média e das facilidades de financiamento. Tanto que mesmo considerando a queda de 2,14% registrada em novembro o carro usado perdeu apenas 2,3% nos 11 meses do ano.

A queda de preços em novembro dificilmente será revertida. A tendência é de novas desvalorizações nos próximos meses, mesmo que o mercado de novos se recupere. Isso porque há temor entre os comerciantes de investir no estoque, por causa da instalibidade internacional. As concessionárias só aceitam o usado como parte de pagamento se o preço for bem abaixo das cotações do mercado, caso contrário não conseguem girar o estoque.

Os lojistas independentes não estão comprando. Só arriscam em carros de alto giro, mesmo assim jogam o preço lá em baixo.

Por marca, os carros da Honda foram os que mais caíram de preço, 4,05% seguidos pelos da Audi, 3,97%. Os carros da Citroën foram os que menos caíram de preço, 1,08%.

Autor: Raquel Ferreira

Chuva não atrapalha festa das crianças na 15ª São Silvestrinha

Fernando Pilatos/Gazeta Press
Torcida não perdeu a animação debaixo de chuva

São Paulo (SP) - A chuva fina que caiu na Capital paulista durante boa parte da manhã deste sábado não foi suficiente para atrasar ou atrapalhar a realização da 15ª São Silvestrinha, versão infanto-juvenil da Corrida Internacional de São Silvestre.

Vindas dos mais variados lugares do país, crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, transformaram a pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Melo, localizada no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, em uma verdadeira festa.

Divididos em 21 categorias, sendo dez masculinas, dez femininas e uma nova, para cadeirantes, os cerca de 1.500 novos atletas mostraram seu amor pelo esporte e deram os primeiros passos para se transformarem nos futuros campeões e ídolos do país, como fez Franck Caldeira. Campeão da São Silvestre de 2006, o corredor é uma 'cria' da São Silvestrinha, carregando no currículo o título da prova de 1997, então com 14 anos.

“O objetivo destes 15 anos de São Silvestrinha é sempre o mesmo: fazer uma festa e promover o primeiro contato das crianças com atividades esportivas”, explicou Júlio Deodoro, superintendente da Gazeta Esportiva. Net, idealizador, diretor e ‘pai’ da já tradicional prova infanto-juvenil.

Júlio Deodoro confirmou que o sistema de premiação da São Silvestrinha de 2008 seguiu os mesmos padrões da última edição, levando ao pódio central somente os três primeiros colocados nas categorias 14 e 15 anos, tanto no masculino quanto no feminino.

“Antes desta idade, a criança quer ter o gosto de participar, não importa na posição em que chegue. Por isso, todos ganharão medalhas e kits de participação dos patrocinadores, pois, desta forma, todos são campeões e todos sairão felizes”, ressaltou, Deodoro. “Essa é a importância da prova. Mesmo aqueles que não têm tendência para a corrida pegam o gosto e podem enveredar para outras áreas do esporte ou, melhor ainda, ficar longe das coisas ruins”.

José Antônio Martins Fernandes, o Toninho, presidente da Federação Paulista de Atletismo desde o ano 2000, é presença assídua nas provas da São Silvestrinha e, a cada ano que passa, fica mais empolgado com a competição.

“Nem mesmo a chuva foi capaz de diminuir a procura e atrapalhar os atletas. Isso mostra que a São Silvestrinha já está no ritmo e faz parte do nosso calendário. Ela é muito importante para o desenvolvimento do gosto pelo esporte em nossas crianças e adolescentes”, opinou.

Também prestigiaram o evento deste sábado o ex-corredor José João da Silva, bicampeão da São Silvestre (1980 e 1985), seu treinador à época, Carlos Ventura, e Conceição Geremias, campeã Pan-americana do heptatlo nos Jogos de Caracas, na Venezuela, em 1983.

Realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva. Net, a São Silvestrinha conta com patrocínio da CAIXA e apoio de Gatorade, Montevérgine, Café 3 Corações, Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo. A organização é da Federação Paulista de Atletismo e da Yescom, com supervisão da Confederação Brasileira de Atletismo.

Confira os resultados das duas principais categorias:

14 anos (500 metros)


Feminino


1º) Lourdes Fernanda de Souza Dallaze – 1min02s16
2º) Andressa Moreira Fidelis – 1min03s69
3º) Fernanda Nicario – 1min05s10
4º) Natasha Eduardo Sts Diniz – 1min06s39
5º) Marília Begrami da Silva - - 1min06s60

Masculino


1º) Anderson Sabino dos Santos – 54s38
2º) Luiz Paulo Felipe da Silva – 55s48
3º) Douglas Roberto de Sousa – 56s01
4º) Maikon Pedro Oliveira da Cunha – 56s95
5º) Lucas Valério de Almeida – 57s74

15 anos (600 metros)


Feminino

1º) Uli de Oliveira – 1min44s03
2º) Brenda Silva da Costa – 1min45s18
3º) Jane Francyelli Souza R. Santos – 1min46s08
4º)Deliane de Medeiros Mendes – 1min47s63
5º) Cintia Lima da Cruz – 1min49s99

Masculino


1º) Roberto Carlos de Abreu – 1min25s34
2º) Publio Freitas Viera – 1min25s92
3º) Alekssander Domingues Coelho – 1min26s10
4º) Edcarlos Barbosa dos Santos – 1min27s76
5º) Rafael Soares Santeramo – 1min29s30

domingo, 28 de dezembro de 2008

Decisão parcial sobre piso passa a valer na virada do ano

Supremo Tribunal Federal (STF) julgou ação de governadores contra a Lei 11.738/2008 em caráter cautelar. Remuneração mínima de R$ 950,00 foi mantida, mas 1/3 da carga horária para atividade extra-classe ficou de fora

Por Bianca Pyl

A partir de 1º de janeiro de 2009, os professores da educação básica pública do Brasil devem passar a receber pelo menos R$ 950,00 mensais, mas não poderão contar com um terço da carga horária para atividades fora da sala de aula. Assim decidiu o Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão do último dia 17 de dezembro de 2008.

O tribunal acatou dois dos quatro itens contestados pelos governadores de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB); do Paraná, Roberto Requião (PMDB); de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB); do Ceará, Cid Gomes (PSB); e a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.167 contra a Lei 11.738/2008, que institui o piso nacional para professores da educação básica pública.

Os governadores de São Paulo, José Serra (PSDB); de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB); de Roraima, José Anchieta Júnior (PSDB); do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PFL); e do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB) apoiaram a ADI contestatória assinada pelos colegas.

Os ministros do STF permitiram que ganhos extras sejam incorporados para que os professores possam receber o valor mínimo de R$ 950,00 por mês. Para Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), será um ganho poder contar com esse valor em muitos estados brasileiros já em janeiro, mesmo somado a gratificações.

Na visão do sindicalista Roberto, os ministros optaram por uma interpretação "conservadora" e "o Supremo desconsiderou a vontade soberana do povo brasileiro expressa por unanimidade pelo Congresso Nacional". A Lei 11.738/2008 foi aprovada no Parlamento depois de um processo de negociação com representantes dos governos e da sociedade civil.

De acordo com Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a posição do Judiciário teve uma carga negativa. A impressão transmitida para a opinião pública - de que o piso nacional foi mantido - não corresponde com o que ficou decidido. "Não existe piso sem vencimento inicial e definição de carga horária", ponderou.

Daniel criticou também a opção pelo julgamento "desmembrado" da medida cautelar. "Os ministros dividiram os itens contestados pelos governadores e julgaram separadamente. Se isso não tivesse sido feito, com certeza teria sido indeferida a ação [por completo]. O STF agiu como legislador e não cumpriu sua função judicial, seu papel era julgar a inconstitucionalidade da lei".

A medida foi julgada em caráter cautelar. Haverá um julgamento definitivo do mérito que pode determinar que a Lei 11.738/2008 seja adotada na íntegra. Não há prazo, entretanto, para que o STF aprecie a questão.

Relator do processo, o ministro Joaquim Barbosa votou pelo indeferimento da ADI, seguido por Carlos Ayres Brito. Já os demais ministros acataram parcialmente o pedido de liminar. Os governadores perderam a ação contra a constitucionalidade da criação do piso salarial nacional: nenhum estado e município do país poderá pagar valor inferior a R$ 950,00 a partir do primeiro dia de 2009, reajustado conforme o artigo 5º da lei.

Porém, os argumentos apresentados pelos governos estaduais contra o aumento do tempo de planejamento de aulas foram deferidos. Prevaleceu o entendimento de que o tema é sujeito às especificidades em cada estado e exige uma discussão de mérito mais aprofundada.

Um grupo de organizações não-governamentais (ONGs), movimentos sociais e redes da sociedade civil enviou ao STF uma petição na condição de Amicus Curiae, no dia 27 de novembro de 2008, para defender a Lei 11.738/2008, que institui o piso nacional para os professores. A CNTE e o Sindicato dos Servidores do Magistério de Curitiba também enviaram petições ao Supremo, que ainda não se posicionou sobre essas peças.

Durante a 3ª Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizada em 31 de julho em Porto Alegre (RS), os governadores apresentaram a estimativa de que a lei causaria um impacto de R$ 5,9 bilhões nos dez estados e que seria necessário contratar 125 mil professores para aumentar a jornada de um terço fora da sala de aula.

O governo de São Paulo se pronunciou contra a determinação de garantia do tempo para as atividades extra-classe, segundo Maria Izabel Azevedo de Noronha, que preside o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). "É lamentável a decisão do governo estadual de São Paulo de contabilizar como horário para preparação de aulas e correção de provas os 10 e 15 minutos que complementam a jornada de 60 minutos dos professores da rede estadual. Nestes intervalos, o professor não tem a menor condição de pensar e realizar nenhuma tarefa".

Os argumentos com base na impossibilidade de se pagar o valor do piso, alegados pelos governadores, não são válidos na opinião de Roberto leão, da CNTE. "A lei também diz que o governo federal poderia ajudar os estados que não puderem pagar o valor. O governo de São Paulo se posicionou contra, mas sabemos que é o estado de maior poder econômico do país".

Histórico
A Lei 11.738/08 é considerada uma vitória histórica para a categoria. Sancionada pelo presidente Lula em 16 de julho de 2008, o projeto foi apresentado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e tramitou por 13 meses na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

A nova lei assegurava salário de R$ 950 sem bonificação, o que garante uma aposentadoria calculada em valores reais. A medida estabelece o reajuste anual automático do valor do piso. Outro ponto considerado de extrema importância pela categoria é a reserva de um terço da jornada de trabalho do docente para atividades extra-classe. Por exemplo, professores com carga horária de 40 horas semanais teriam 27 horas dentro da sala de aula e 13 horas para formação, preparação das aulas, correção de provas.

Em 1989, o deputado Gumercindo Milhomem (PT-SP) foi o primeiro parlamentar a apresentar um projeto de lei propondo a criação do piso salarial nacional, mas no Congresso a proposta foi rejeitada. Em 2006, a Medida Provisória (MP) 339 regulamentou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e estipulou o prazo de 90 dias (30 de abril de 2007) para que fosse encaminhado projeto de lei sobre o piso salarial ao Congresso Nacional.(Repórter Brasil)

Rogério Ceni joga na linha em amistoso

Esporte Espetacular
Domingo, 28/12/2008

O goleiro Rogério Ceni organizou um jogo beneficente na cidade onde começou a jogar futebol, Sinop (MT). O goleiro artilheiro jogou na linha e não deixou a desejar.


"Na era da Mulher Melancia, virei Mulher Cana", diz Grazi

Marcio Nunes/Photo Rio News
Grazi Massafera mostrou irreverência no Domingão do Faustão

Grazi Massafera deixa claro que está de bem com a vida. Protagonista da novela Negócio da China, a atriz mostrou irreverência ao falar que a rotina de trabalho está deixando ela cada vez mais magra no programa Domingão do Faustão.
» Comente as declarações de Grazi

"Na era da Mulher Melancia, eu virei a Mulher Cana", brincou Grazi, arrancando risadas da platéia. "Quando você trabalha demais, você acaba esquecendo de comer. A hora que acabar a novela eu vou recuperar o peso", explicou.

O apresentador Fausto Silva afirmou que não é apenas Grazi que está mais magra. De acordo com Faustão, o namorado da ex-BBB, Cauã Reymond, que interpreta Halley em A Favorita, também está mais esbelto. "Estamos competindo em casa", brincou Grazi.

Durante a participação da atriz no programa, Faustão mostrou uma declaração do autor de Negócio da China, Miguel Falabella, afirmando que não era a favor de Grazi no papel principal de sua novela, mas acabou mudando de opinião ao longo do tempo.

"Você não sabe como eu fico feliz em ver isso. Mostra que valeu a pena todo o trabalho que eu tive", afirmou Grazi, emocionada, após ouvir Falabella falar.

Redação Terra

Família de Niquelândia Goiás faz expedição em Mato Grosso

Por Clodoeste Kassu com informações de Vilma Nunes e Maria Viana
Fotos: Salvador Tomé


Uma família composta por dez pessoas deixou Niquelândia em Goiás com o objetivo de conhecer um pouquinho de Mato Grosso. Depois de ler em AGUABOANEWS sobre os índios Xavantes e plantio de árvores nativas do projeto I Ykatú Xingu no Projeto de Assentamento Jaraguá, despertaram a curiosidade de conhecer a região.

Os integrantes da comitiva são: Salvador Tomé e Willis Marques (Votorantim Metais), José Humberto ( Recomap), Maria Bonfim Viana Rodrigues (Professora da Escola Dom Bosco II da localidade rural Acaba Vida), Vilma Nunes dos Santos, (Cabeleireira) Fabiana Pereira e Gasparina Maria (do lar) e os garotos Rony Henrique, Guilherme e Jorge Pereira. Salvador Tomé é o fotógrafo e cinegrafista do grupo.

Ao chegar a Barra do Garças ficaram surpresos com as belezas do lugar e grandiosidade da cidade. Também chamou a atenção a quantidade de drogarias e moto-táxis. Depois, uma parada para fotografar a magnífica Serra do Roncador ao lado da Br. 158.

Em Nova Xavantina surpreenderam-se com a beleza do Rio das Mortes e a espetacular obra do Frigorífico Independência e ao chegar a Água Boa não esperava uma cidade progressista, bonita e receptiva.

Logo bem cedo resolveram ir às Aldeias Indígenas. Passaram na FUNAI (Fundação Nacional do Índio) para solicitar a autorização e contato para visitas, mas como era véspera de Natal o órgão estava fechado. Em companhia do Kassu conheceram o índio Antônio, chefe do Posto indígena de Areões e o Técnico de enfermagem indígena Zé de Aço e por eles foram orientados como proceder. Orientaram que Kassu fosse junto, como é ex-funcionário da Funsaúde/Funasa e é conhecido de todas comunidades indígenas.

Organizaram os presentes para as crianças e pé na estrada.

Vilma Nunes após entrevista com o enfermeiro Zé de Aço

Estrada da Reserva Indígena Areões

Idelgmar e Kassu na chegada na Aldeia Tripá com chuva fina

Kassu ao fundo apresenta o grupo ao cacique Mariano da Babaçú



Idelgmar esposa do Kassu e Vilma distribui presentes as crianças da Adeia Tripá

Fila para receber balas e doces

Na Aldeia Babaçú também recebe presentes



Idelgmar entrega presentes as índias da Aldeia Babaçú

Fila de crianças recebendo balas da cabeleireira Vilma na Adeia Tripá

José Humberto, Jorge , Maria e Vilma distribuindo presentes na Aldeia Babaçú


"É a primeira vez que venho a Mato Grosso. Índios só pela televisão. Estou totalmente transtornada de ver as diferenças dos povos, o chimarrão por exemplo, nunca tinha visto. Os índios são muito carentes. Estou transtornada." declarou a nossa reportagem Vilma Nunes, (foto acima a direita) uma das integrantes da viagem.

Homem sofre doença rara que o transforma em árvore

Por Kassu



Não, não se trata de uma montagem. Por mais incrível que possa parecer, o homem ao lado, Dede Koswara, um pescador indonésio de 37 anos, sofre de uma doença terrível que começou a deformar seu corpo há 20 anos, fazendo com que este tenha o aspecto de uma árvore. Essa é a comovente história do "Homem-Árvore", como foi apelidado pelos moradores do local em que vive.


A terrível saga de Dede começou quando ele tinha 15 anos. Acidentalmente, sofreu um corte no joelho e a partir de então, sua perna começou a ser tomada por uma estranha camada que mais parecia uma casca de árvore. Com o tempo, a doença foi se espalhando e seu corpo ficou praticamente coberto por "galhos". Dede foi demitido do emprego, pois estava inapto para trabalhar. Sua mulher acabou por deixá-lo e ele teve que cuidar dos filhos. Para sobreviver e ganhar o pão de cada dia, foi obrigado a ser uma atração em um circo.



Desesperado, não conseguia obter respostas para seu problema de saúde. Nenhum dos médicos sabia responder o que ele tinha e como tratá-lo. O caso chegou até o canal científico de televisão Discovery, que fez um documentário sobre o assunto. A história chamou a atenção do renomado dermatologista norte-americano Dr. Anthony Gaspari, da Universidade de Maryland. Depois de alguns testes, o médico concluiu que a doença foi causada pelo vírus HPV, que se desenvolveu de uma forma completamente diferente do que nos outros humanos, pois Dede possui uma falha genética gravíssima: seu sistema imunológico praticamente não existe.

"Tecnicamente é como se ele fosse um paciente com AIDS em estado terminal", explica o Dr. Gaspari


Os médicos decidiram operá-lo e administrar doses diárias de uma droga sintética, para combater a enfermidade. "Seu corpo jamais será normal, mas após a cirurgia e o tratamento, ele terá uma vida mais digna e poderá executar suas tarefas diárias", afirma Gaspari.

Globo Rural

Fluxo grande de veículos nas rodovias eleva número de acidentes. Três pessoas morreram

por Eulália Oliveira - Primeira Hora


O feriado de Natal termina com vários registros de acidentes nas BRs de todo o Estado. Na manhã desta sexta-feira (26) um ônibus e uma carreta de choraram e cinco pessoas ficaram feridas, dentre elas uma criança. O acidente ocorreu a mais de 70 km de Rondonópolis. A Polícia Rodoviária Federal registrou outros dez acidentes nas BRs de Mato Grosso. Catorze veículos e vinte e oito pessoas se envolveram nos acidentes. Seis pessoas ficaram feridas e três pessoas morreram

Para tentar evitar acidentes, os policias realizaram um trabalho de conscientização e mais de 385 veículos foram parados. Durante vistoria de rotina quatro veículos foram apreendidos e duas carteiras de motorista foram recolhidas. A PRF também apreendeu duas armas de fogo com munições e nove pessoas foram detidas. Foram emitidas 34 multas.

MT: índios protestam contra hidrelétricas

27/12/08 - 23h50 - Atualizado em 27/12/08 - 23h50

Eles atacaram usinas e paralisaram obras. Impasse permanece entre empresários, Ministério Público, Secretaria de Meio Ambiente e Funai.










Índios contrários à construção de uma série de pequenas hidrelétricas na bacia do Rio Juruêna, em Mato Grosso, destruíram o canteiro de obras e tocaram fogo em tudo o que encontraram pela frente. Foi o momento mais crítico da polêmica criada pela construção das usinas.

Os extintores não foram suficientes para evitar a destruição. Os índios tocaram fogo em 12 caminhões, cada um avaliado em R$ 120 mil.

Caminhonetes viraram sucata. Eles invadiram o canteiro de obras, atacaram os alojamentos e o escritório. Nada se salvou no ambulatório, nem a ambulância que estava na garagem.

A rede de energia também foi danificada. Segundo o técnico em escavações Deusdélio do Carmo, que testemunhou o vandalismo, 400 operários foram expulsos pelos guerreiros. “Eles enrolavam tocha na flecha e atiravam. Nas cantinas, eles cortavam a mangueira do gás e atiravam a flecha. Um terror, eu pensava que estava num filme”.

Ele disse que os índios saquearam o acampamento. “Levaram computador, notebook, máquina de xérox, roupa, calçado, malas, levaram todos os nossos pertences”.

Depois do ataque, as obras foram paralisadas em duas usinas. “Os índios são tutelados pela Funai, que tinha a obrigação de manter essa tutela. É como um pai de família que é obrigado a cuidar do seu filho”, afirmou Mauro Boschiero, diretor das usinas.

Seguranças passaram a controlar os principais acessos. A usina atacada fica na bacia do Rio Juruêna, sudoeste de Mato Grosso, onde outras sete hidrelétricas foram autorizadas pelo governo do estado.

São investimentos de R$ 1 bilhão. Em todo o estado, são 140 usinas projetadas. Outras também enfrentam resistência dos índios.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, as obras estão sendo construídas fora de áreas indígenas. Uma usina, por exemplo, fica a 30 quilômetros do início da reserva mais próxima. Mesmo assim, os índios exigem um estudo mais detalhado sobre os impactos ambientais na região, e cobram também indenizações financeiras.

A tribo que invadiu a hidrelétrica teme que a pesca diminua. O índio faz novas ameaças caso a obra na usina invadida seja retomada.

O clima é de impasse também entre as tribos. Pelo menos duas das cinco que vivem na região são favoráveis às obras. “Entramos num acordo de R$ 6 milhões. Somos favoráveis à retomada das obras. Queremos que nos paguem esses R$ 6 milhões para continuarem”, disse um índio.

Os empresários chegaram a concordar com o pagamento, mas o Ministério Público foi contra. Em razão do clima de tensão, a Funai decidiu pedir novos estudos.

“Os índios estão dizendo que isso está causando impacto. Se está causando impacto, nós temos que cumprir a nossa atribuição constitucional que é de proteção dos índios. Então nós precisamos ter um estudo mais detalhado para saber se realmente está causando impacto ou não”, explicou Márcio Meira, presidente da Funai.

A Secretaria de Meio Ambiente disse que não há necessidade de novas pesquisas de impacto ambiental e afirma que os índios não serão prejudicados.

“Os estudos que foram feitos somam mais de 14 mil horas de estudos naquela região. Não haverá impacto significativo. A água vai diminuir momentaneamente sua velocidade e logo após continua o seu fluxo normal na calha do rio”, afirmou Salatiel Alves Araújo, secretário-adjunto de Meio Ambiente (MT).

O Ministério Público Federal ingressou com duas ações na Justiça para embargar as obras. “O Ministério Público está pleiteando junto ao Poder Judiciário a nulidade das obras, dos entendimentos, das licenças concedidas, porque não obedeceram ao rito estabelecido na Constituição e nas leis do país”, declarou Mário Lúcio Avelar, procurador da República.

Quatrocentos quilos de peixe vendidos em aldeia são apreendidos

O acusado disse aos policiais que comprou os peixes de índios da aldeia Umutina.

Redação TVCA


Um homem foi detido em flagrante pela Polícia Militar no interior do Estado com 400 quilos de peixe, na MT-246, estrada que liga Barra do Bugres a Cuiabá. Delvanir Pereira de Souza (31) disse aos policiais que comprou os peixes de índios da aldeia Umutina.

Os peixes estavam inteiros. Entres as espécies: pintados, cacharas e pacus. A apreensão foi ontem por volta das 20h. O pescado estava escondido no banco traseiro do carro e no porta-malas. “A polícia disse que desconfiou do veículo por estar rebaixado devido ao peso dos peixes”, contou o repórter Guilherme Mendes, da TV Centro América de Tangará da Serra, ao site TVCA.

Delvanir Pereira de Souza ainda teria tentado fugir, mas foi alcançado pela viatura da PM. Ainda segundo informações repassadas ao site TVCA, o acusado teria tentado subordinar os policiais.

Os peixes iam ser trazidos para a capital para serem vendidos em restaurantes. O pescado vai ser doado para entidas filantrópicas da região.

Quanto aos índios, que teriam vendido o pescado para Delvanir, o tenente da Polícia Militar diz que não há nada o que fazer. “Sabemos que os índios não respeitam o período da Piracema, pescam na aldeia. Mas esse é um assunto que tem que ser tratado pela Polícia Federal”, afirmou o tenente Franklin Epiphânio Gomes de Almeida.

Piracema

Durante o período de Piracema foram apreendidos em Mato Grosso cerca de três toneladas de pescado. A pesca nos rios de Mato Grosso, nas bacias dos rios Paraguai e Amazonas estão proibidas, inclusive na modalidade pesque e solte.

O período de defeso no Estado, quando ocorre a reprodução dos peixes, vai se estender até 28 de fevereiro de 2009. Durante a Piracema, só é permitida a pesca científica, desde que autorizada pelos órgãos competente.

A multa para a pesca durante o período de defeso da Piracema varia de R$ 700 a R$ 100 mil, com acréscimo de R$ 10 por quilo do produto da pescaria. A mesma multa está prevista para quem tiver em estoque e/ou comercializar pescado durante a Piracema sem declaração de estoque ou declaração irregular.

Além da multa, pescar na Piracema pode resultar em detenção de um a três anos, podendo a pena de detenção ser cumulativa com a multa.

Copyright©| Desde 2008 | AGUA BOA NEWS COMUNICAÇÃO LTDA | Template customized by Michel Franck

Início